Depois da pandemia: quais os aprendizados que clínicas e consultórios médicos tiram desse período?

O impacto que a pandemia do coronavírus causou na sociedade é inegável. Uma pandemia tão grande, se espalhando pelo mundo todo, era algo inédito! E agora já podemos ver um pouco do seu resultado em transformações de muitas coisas do nosso dia a dia.

Clínicas e consultórios médicos também foram afetados por essa transformação. Na verdade, toda a relação com a saúde sofreu um impacto – e os resultados disso tudo ainda não são muito claros.

Ainda assim, a sua gestão de clínicas médicas precisa começar a se acostumar com a nova realidade, incorporar os ensinamentos da pandemia e se preparar para o que os próximos anos vão trazer.

As mudanças causadas pela pandemia na gestão médica

Quais aprendizados ter nesse período da pandemia? | Doctor Max

O coronavírus apresentou uma nova realidade para as pessoas do mundo todo. Para conter a transmissão do vírus, a principal opção foi isolamento social: ter o mínimo de contato com outras pessoas.

Ainda que o Brasil não tenha seguido rigorosamente as recomendações de isolamento social, essa mudança também foi impactante aqui. As opções de delivery cresceram, a importância das redes sociais aumentou e as saídas de casa se tornaram menos frequentes.

Na saúde, esse impacto significou principalmente uma diminuição das consultas. As pessoas começaram a pensar duas vezes antes de ir ao médico, para evitar de arriscar sua saúde a um problema que poderia ser pior do que elas já estavam sentindo. Isso envolveu uma queda nas consultas e no financeiro, mas também novas possibilidades: as teleconsultas e a aplicação da telemedicina.

Ainda não sabemos como sairemos da pandemia, mas podemos esperar que um pouco dessa situação continue nos próximos anos. 

O futuro da teleconsulta também é difícil de prever. Todas as legislações deixaram claro que a liberação era temporária, mas é difícil acreditar que essa ferramenta tão útil seja abandonada! Por isso, será necessária uma nova legislação para regulamentar sua prática.

A gestão médica também teve de se modificar e se tornar mais eficiente e enxuta, para evitar gastos desnecessários. Isso envolveu o uso de mais ferramentas digitais, cujos benefícios devem continuar sendo usados por clínicas e consultórios mesmo muito depois da pandemia.

E não é só isso. A pandemia forçou médicos a buscarem outras formas de relacionamento com o paciente. Clínicas e consultórios começaram a migrar mais para as redes sociais, produzir lives, publicar conteúdos e melhorar o contato com os pacientes por lá!

Essa mudança, apesar de ser forçada por algo tão negativo, apresenta uma novidade bem vinda! Essa nova relação com o paciente só tem a melhorar a fidelização e também a gestão médica como um todo.

Como adaptar a gestão de clínicas médicas à realidade pós-pandemia 

Quais aprendizados ter nesse período da pandemia? | Doctor Max

Como vimos, já podemos sentir três grandes mudanças que fazem parte do impacto do coronavírus na gestão de consultórios: a redução das consultas, a exigência de uma gestão mais eficiente e o relacionamento com o cliente.

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas mudanças e como adaptar sua gestão médica a elas para lidar com a realidade que começará a se formar depois da pandemia.

Menos consultas presenciais?

Ainda não podemos ter certeza de que essa tendência vai se comprovar. No entanto, é preciso começar a se preparar para o caso de a população não estar pronta para voltar a frequentar o médico como fazia antes.

A principal ferramenta para isso é o uso das teleconsultas, e de outras ferramentas da telemedicina, que permitem não apenas fazer consultas, como também dar orientações e avaliar a necessidade de um atendimento presencial.

O uso de prescrições digitais, para poder receitar um medicamento ou tratamento ao paciente que está distante, também vai ser importante. 

Outras adaptações também devem ser feitas no seu espaço físico! É preciso fortalecer as práticas de biossegurança, para evitar contaminações na sua clínica ou consultório, e mostrar para seus pacientes que esse é um lugar seguro.

Uma gestão médica mais eficiente

A transformação da gestão da clínica médica para ter menos custos desnecessários e ser muito mais ágil foi um aprendizado importante! Isso pode, inclusive, ajudar as clínicas e consultórios a lidarem com outras crises que possam surgir no futuro.

Para conseguir essa eficiência, é preciso contar com um bom sistema de gestão, que integre todos os setores da clínica!

Esse software precisa ser, preferencialmente, disponível na nuvem! A possibilidade de fazer a gestão em qualquer lugar – inclusive em home office – é algo foi muito importante e que não vai ser ignorado na realidade depois da pandemia.

Isso compreende também o uso do prontuário eletrônico. Essa tecnologia já vinha crescendo e agora se tornou fundamental para organizar os dados do paciente em um só lugar, para agilizar a gestão e melhorar os atendimentos.

Um novo relacionamento com o cliente

A ida de clínicas e consultórios para as redes sociais é algo que se mostrou importantíssimo em tempos de pandemia, e que vai continuar depois dela.

O uso de WhatsApp para marcar e confirmar consultas, entrar em contato com o paciente, responder dúvidas e se colocar à disposição é um enorme avanço! É um caminho para de falar com o paciente rapidamente e por um canal que está nas mãos de quase todo mundo!

Já a presença em redes como o Instagram, para compartilhar dicas e fazer parte do dia a dia do paciente, também mostrou o potencial digital da gestão médica.

Tudo isso fortalece o relacionamento com o paciente e vai ser essencial para a fidelização deles em um tempo depois da pandemia.

Conclusão

Ainda não podemos prever como vamos sair dessa pandemia. É difícil ter uma noção da profundidade do impacto na gestão de saúde. 

Mas o que a sua gestão médica pode fazer é começar a se preparar para ser mais eficiente, se relacionar melhor com seus pacientes e oferecer opções de continuar cuidando da saúde deles! Seja lá qual for a nossa nova realidade.

Uma ótima forma de fazer isso é com a telemedicina! Confira nosso eBook que fala tudo sobre o assunto: