Qual o impacto financeiro da COVID-19 e como superar isso em seu consultório médico?

A pandemia da COVID-19 trouxe muitas consequências ao dia a dia das pessoas. A lotação dos hospitais não foi o único desafio a ser vencido por gestores do setor da saúde. 

Clínicas ficaram um bom tempo sem atender seus pacientes, ou diminuíram o número de consultas realizadas por dia, para manter a segurança do médico, da equipe e dos pacientes.

Como resultado, o número de entradas no seu caixa diminuiu muito, o que acabou impactando de maneira negativa o setor financeiro. Percebendo esse cenário, o médico gestor deve colocar algumas ações em prática para lidar com a situação. 

Para que você saiba como diminuir o impacto financeiro causado pelo novo coronavírus, criamos este passo a passo com diversas dicas para que você aplique em sua clínica médica. Continue sua leitura para saber mais sobre o assunto: 

1- Faça um novo planejamento financeiro

Qual impacto financeiro da COVID-19 e como superar isso? | Doctor Max

Organização financeira é a melhor maneira de lidar com momentos de crise. Por isso, esse é o primeiro passo. 

Os objetivos programados para 2020 mudaram completamente frente ao cenário de crise financeira que veio com a pandemia da COVID-19. E, por isso mesmo, é hora de analisar suas contas e suas metas, e fazer um novo planejamento para os próximos meses.

Primeiramente, revise as contas que estão sendo pagas, como internet, energia, consumo de água, conta de telefone e outras mais.

Depois, analise as metas que haviam sido planejadas para este ano e escolha novas datas no futuro para colocar os objetivos em prática. Quando puder retomar seus atendimentos no ritmo normal, os objetivos que demandam maiores investimentos poderão se tornar realidade.

Assim como foi necessário adaptar o modo como os atendimentos presenciais são feitos de acordo com as medidas de segurança, seu setor financeiro também deverá passar por readaptações, levando em conta as finanças. Por isso não pule este passo! 

2- Conte com a tecnologia

Depois que seu planejamento financeiro for refeito é hora de escolher um sistema ou aproveitar todas as funcionalidades que já estão ao seu dispor para realizar a gestão médica! Neste momento complicado é preciso ganhar tempo e cortar custos, e um software é a melhor maneira de fazer isso. 

Conheça quais ferramentas podem ajudar clínicas e consultórios médicos que estão enfrentando as consequências deste período:

Agenda online

Organizar seus agendamentos fica muito mais fácil contando com uma agenda online. Os atendimentos presenciais deverão ser feitos com maior intervalo entre eles, para dar tempo de higienizar o consultório para o próximo paciente de maneira segura.

Na agenda online, fica mais fácil controlar os intervalos necessários, e também os horários de atendimento de acordo com o tempo em que o médico estará na clínica atendendo. 

Envio de e-mails e SMS

Melhore a comunicação e a experiência do seu paciente utilizando canais como e-mail e SMS. Envie mensagens nas datas comemorativas como aniversário, Natal e Ano-novo, e também pergunte como o paciente está e procure lembrá-lo quando é hora de retornar para uma nova consulta.  

Também é possível confirmar os agendamentos feitos pelos pacientes para evitar faltas e problemas financeiros ainda maiores. Realizar essa confirmação diminui em até 30% as faltas. 

Prontuário eletrônico

Quando os prontuários dos pacientes ficam no papel, eles são passíveis de perda e de rasuras, o que dificulta a compreensão do médico de todas as informações que estão ali. 

Com os prontuários eletrônicos, o atendimento ao paciente se torna mais rápido e eficiente. Isso já costuma ser importante em momentos normais, mas durante a pandemia se tornou essencial, pois agilidade aliada a eficiência significa produtividade! 

Prescrição médica digital

Seu paciente recebe a prescrição e acaba por não entender muito bem tudo o que está escrito ali. Afinal, a pressa para conseguir realizar todos os atendimentos muitas vezes obriga o médico a escrever rapidamente, o que pode tornar a prescrição ilegível.

A prescrição digital evita que esse problema aconteça. Além do mais, tendo esta ferramenta aliada ao prontuário, o médico pode verificar facilmente se o paciente é alérgico a algum medicamento, evitando que ele seja indicado para o tratamento.  

Saiba mais sobre o assunto lendo: As principais vantagens da prescrição digital em clínicas médicas: quais são?

Telemedicina

Muitas pessoas ficam com receio de ir até o médico em tempos de pandemia. Já outras simplesmente vivem geograficamente longe demais para se deslocarem até a clínica para uma consulta presencial.

Esses dois impedimentos podem ser deixados de lado se o seu paciente puder optar por atendimentos virtuais através da telemedicina. Continue sua leitura e descubra mais sobre essa ferramenta e o que ela pode fazer pela sua clínica: 

3 – Ofereça teleconsultas através da telemedicina

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A teleconsulta é um procedimento que se tornou possível através da telemedicina. Se trata de um atendimento orientacional ao paciente.

Com uma plataforma de videoconferência para telemedicina, seus pacientes podem ser atendidos e o médico pode diagnosticar e prescrever medicamentos, se necessário.

Essa modalidade de atendimento oferece segurança total para o médico e para o paciente, e permite realizar mais atendimentos em tempos de pandemia, sem riscos na sua clínica. Isso significa mais recebimentos para o seu financeiro.

Mesmo que isso não faça com que o faturamento mensal seja o mesmo que anteriormente à pandemia, essas consultas ajudarão sua clínica a ter capital para se manter até que tudo estabilize novamente. 

Leia mais a respeito desse assunto no post: Teleconsulta para auxiliar sua clínica durante a crise da COVID-19

Para mais dicas de como lidar com o setor financeiro em tempos difíceis, confira o post: Como sair do vermelho e não fechar sua clínica médica?

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