Instagram para médicos: um guia de práticas!

Você já usa o Instagram como forma de impulsionar sua visibilidade como médico? O Instagram é uma rede social bastante visual.

Nela, é possível compartilhar  informações, fotos e vídeos, e existem muitas ferramentas que podem ser exploradas para garantir engajamento com seus pacientes.

Esta rede social tem muito potencial para o marketing médico. Primeiramente, porque existem mais de 500 milhões de usuários.

E segundamente, porque existem muitas possibilidades de se engajar com seu público. 

Além do feed de postagens, o Instagram também possui outras ferramentas muito utilizadas, como as hashtags, stories e destaques.

Estar presente no mundo digital é uma estratégia essencial para captar pacientes para sua clínica médica e o Instagram é uma ótima oportunidade para se aproveitar.

Quer saber quais práticas podem lhe ajudar? Então confira nosso guia e boa leitura! 

Tenha um perfil comercial (corporativo)

Para poder explorar de fato todas as ferramentas tenha uma conta business no Instagram. Ela também é conhecida como perfil corporativo ou comercial.

A verdade é que um perfil pessoal terá mais alcance orgânico. Contudo, ele não será tão útil quando chegar a hora de montar sua estratégia digital.

Isso porque por vezes será necessário impulsionar posts (pagar para ter mais alcance). Isso só se faz possível na conta business.

Além do mais, através de um perfil comercial é possível mensurar seus resultados. 

Dessa forma você irá descobrir como contar com maior visibilidade na rede social e por fim atrair mais consumidores.

Entenda melhor os perfis corporativos:

  • Primeiramente, para ter um perfil corporativo é preciso ser uma empresa e ter uma página no Facebook (elas serão integradas);
  • Os donos de páginas podem usar sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram;
  • Seus dados de contato (telefone, endereço de e-mail e físico) ficam claros na conta corporativa, o que aumenta a possibilidade de empresas serem encontradas por potenciais clientes;
  • Você terá acesso a uma espécie de “Instagram Analytics”, informações sobre as impressões, alcance, cliques no site e atividades do seu seguidor; 
  • Contas corporativas também podem trabalhar com CTAs (um botão para entrar em contato diretamente com a empresa);
  • No perfil corporativo é possível inserir links no stories.

Explorar o poder do Instagram para fazer o marketing de sua clínica ou consultório médico, é o início de uma estratégia digital poderosa. 

Conheça melhor as ferramentas do Instagram 

O Instagram é uma rede social cheia de ferramentas para produzir conteúdo.

São diversas possibilidades dentro da rede, todas muito utilizadas pelos usuários. E portanto também devem ser utilizadas por você, médico, também!

Aliás, vale destacar que você, médico na clínica ou consultório, é o rosto do negócio. Portanto muitos dos conteúdos serão sobre você e sua especialidade.

Além do mais, é possível produzir conteúdos nas redes com dicas dadas por você.

Contudo, sempre lembre de utilizar uma linguagem menos técnica. Você está falando com pessoas que não possuem este tipo de conhecimento, mas querem entender mais do assunto. 

Tendo isso em vista, acompanhe as 7 principais ferramentas do Instagram e o que cada uma delas pode fazer pelo seu negócio médico: 

Hashtags

Uma das marcas registradas da rede social. Com ela pessoas podem encontrar sua clínica com muito mais facilidade. Tudo o que for postado no seu feed deve ter ao menos 5 hashtags. 

Stories

Uma das ferramentas mais utilizadas dentro do Instagram. Através dele é possível criar conteúdos incríveis para interagir com seus público.

Vídeos ou fotos, o importante é criar conteúdo para interagir com seu público.

Destaques

Algumas informações compartilhadas nos stories podem ser salvas nos destaques do seu perfil.

Dessa forma as pessoas podem acessar informações extras sobre você e seu consultório médico. 

IGTV

Um canal que permite que vídeo mais extensos sejam compartilhados. É a ideia de um canal de TV para sua clínica ou consultório médico, dentro do Instagram.

Neste canal você médico pode falar sobre algumas doenças comuns da sua especialidade médica, e alguns sintomas que podem surgir. 

Localização

Todo o estabelecimento deve criar sua localização. Dessa forma as pessoas podem marcar você nas postagens.

Ao clicar na localização marcada na foto, as pessoas serão direcionadas a uma página que contém todas as fotos em que sua localização foi marcada.

Links

Eles podem estar na descrição da sua biografia do Instagram, ou até mesmo anexo nos stories compartilhados!

Esses links podem direcionar para um canal no youtube ou até mesmo um blog. A ideia é direcionar as pessoas para 

Feed

Manter o feed do seu Instagram sempre atualizado é essencial. O ideal é que você poste ao menos 2 posts no feed por semana. 

No que diz respeito ao conteúdo postado, é possível falar sobre a clínica, sobre as especializações dos profissionais, eventos dos quais se participou, sua equipe e muito mais.

É importante procurar sempre ser informativo nos posts. Seja para falar de você, ou sobre doenças que sua especialidade pode curar. 

Seguindo estas dicas você conseguirá se relacionar melhor com seu público no Instagram.

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Instagram para médicos: um guia de práticas!