Quais são os requisitos básicos para uma secretária médica?

Quando se trata da contratação de um funcionário para o seu negócio é imprescindível que essa etapa haja critérios de seleção.

Pois, esse profissional responsável da secretaria precisará ter algumas responsabilidades para o desenvolvimento do seu consultório ou clínica médica.

Por este motivo, nos critérios de seleção precisam ser levados em consideração alguns requisitos comportamentais básicos.

Nesse contexto, você verá neste artigo os principais requisitos comportamentais que uma secretária médica precisa exercer.

Preparado? Vamos lá?  

Buscar sempre pela organização

Organização para secretárias médicas

A principal característica que uma secretária precisa desenvolver é a organização.

Esse quesito é crucial tanto para o paciente quanto para os profissionais da clínica.

Devido a circulação diária de informações, para que o desempenho esteja em alta nível é fundamental que o ambiente e as ferramentas de trabalho estejam bem organizadas. 

Caso contrário, repassar prontuários, modificar status de atendimento e controlar os agendamentos pode-se tornar muito mais burocrático do que se aparente.

Além de uma organização ambiental, onde a área de trabalho esteja bem adequada para o desenvolvimento das atividades, também é essencial que ela consiga centralizar as tarefas digitalmente

Para isso é fundamental que a secretária tenha conhecimentos de informática básica para operar as ferramentas de organização da clínica. 

Por este motivo, o requisito básico para qualquer secretária é ser bem organizada e buscar sempre aprimorar a organização da clínica

Boa comunicação

Comunicação de secretárias médicas

Outro ponto que precisa ser levado em consideração das características de uma secretária médica é a comunicação. 

Em muitas clínicas e consultórios essa profissional também desenvolve o papel de recepcionista (no atendimento ao paciente). 

Nos casos de atendimento ao paciente é fundamental que ela transpareça empatia, que seja clara e objetiva em todos diálogos.

Pois, é nessa etapa que o paciente tem suas primeiras impressões sobre a sua clínica ou consultório. 

Ter controle emocional

Assim como a rotina de um médico, o dia a dia de uma secretária é bem corrido, portanto, alguns momentos pode-se tornar estressante. 

Como você já notou, além de lidar com muitas pessoas todos os dias, a secretária ainda tem o dever de exercer certas atividades administrativas.

Juntando tudo isso, muitas pessoas não conseguem lidar com essa pressão e acabam atendendendo de forma incorreta o paciente.

Por isso, ela necessita ter um excelente controle emocional para lidar com empatia nas frustrações dos pacientes e nos encargos das atividades gerenciais.

Ter espírito de liderança

Sempre dizemos aqui no Blog do Doctor Max que a secretária é a principal representante da clínica, pois é ela que lida diretamente com pacientes, funcionários internos e fornecedores. 

E como você sabe, todas essas atividades são essenciais para que as engrenagens de uma empresa funcione corretamente.

Por este motivo, a secretária precisa ter autonomia e uma atitude resoluta para liderar. 

E não ser apenas uma funcionária qualquer da clínica, mas que tenha em mente que suas ideias e ações podem melhorar o desempenho produtivo do negócio. 

Para exercer perfeitamente essas atividades, a transferência de responsabilidade tem que ser entendida por ela e pela gestão da clínica ou consultório.  

Praticar a proatividade 

Ser proativo é um fator de diferencial para muitos profissionais no mercado de trabalho.

Lembrando, proatividade é um atributo de antecipação ao problema.

E da mesma forma como os aspectos do controle emocional e o espírito de liderança, é muito difícil identificar inicialmente essas características na pessoa.

Contudo, já existem diversos testes de seleção que apontam a candidata que apresenta uma atitude proativa.

Querer sempre aprender com os erros e se antever aos possíveis problemas são aspectos que podem ajudar a própria rotina da secretária. 

Além de que esses são os atributos que moldam indiretamente qualquer profissional à excelência.   

Por fim,

Viu só? Esses são apenas os requisitos básicos que um secretária médica precisa ter. 

Embora muitas dessas profissionais não tenha algumas  dessas características mencionadas anteriormente, ainda há tempo de buscar qualificação.  

E se você pretende trabalhar como secretária médica ou está no processo de seleção. 

Muito calma nessa hora! 

Temos um dica de ouro para você: leia os conteúdos do blog Doctor Max.  

São diversos posts blogs de gestão que fará você entender melhor como funciona a rotina gerencial de uma clínica médica. 

E ai? Têm sugestões ou dúvidas? Se sim, não esquece de comentar abaixo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *