8 problemas de gestão médica que um software pode resolver

Quando se faz a gestão médica em uma clínica ou consultório, existem a preocupação de fazer com que este investimento dê bons frutos.

Geralmente, a preocupação em oferecer um atendimento de qualidade para o paciente é a primeira a aparecer.

O gestor compreende que para ter lucratividade, ele deve captar clientes através do marketing, e fidelizar para manter o fluxo de atendimentos contínuo. 

Mas só depois disso tudo, é que ele percebe que seu consultório é um negócio, e portanto todos os setores devem ser geridos com eficiência. 

Entre corridas e tropeços na administração, por vezes alguns problemas de gestão médica acontecem. Descobrir quais são os erros cometidos, é disso que se trata uma gestão eficaz. 

Para facilitar todo o processo, separamos uma lista dos principais erros cometidos por médicos gestores, apresentando uma solução para eles. Confira nossa lista e fique longe desses problemas.

Boa leitura!

1. Erros no agendamento de consulta 

Dentre os problemas de gestão médica mais comuns destacamos a longa espera do paciente, e os erros no agendamento das consultas. 

A agenda é o centro do seu consultório médico, portanto, ela deve estar organizada e atualizada.

Caso contrário, o atendimento ao paciente vira uma bola de neve cheia de problemas. 

Imagina quando, por descuido, você marca dois pacientes no mesmo horário, e um deles deverá esperar mais pela consulta. E por consequência, outros pacientes terão de lidar com a demora.  

Contudo, a falta de organização faz com que os atendimentos atrasem, e seu paciente fica insatisfeito. 

A primeira coisa a se fazer é calcular o tempo médio dos atendimentos, mantendo em mente que as primeiras consultas sempre serão mais longas, do que os retornos de pacientes.

Mas, também é válido contar com uma agenda online. Essa tecnologia ajuda no controle e na estruturação dos agendamentos, evitando maiores problemas. 

2. Perda de prontuários

O prontuário é um documento que tem informações muito importantes sobre o paciente e seu histórico de saúde.

Isso se torna essencial para que o médico faça um atendimento certeiro na consulta com o paciente.

A questão é que quando estes documentos ficam no papel, é mais fácil perder o prontuário, e muitas informações importantíssimas. 

Por isso, o prontuário eletrônico é a melhor maneira de organizar estes documentos e informações. 

3. Dificuldades na gestão médica da clínica

Muitos profissionais são, além de médicos, gestores de suas próprias clínicas e consultórios, e portanto responsáveis pela administração do negócio.

Portanto, devem coordenar o atendimento aos pacientes, se preocupando também com os aspectos financeiros, gestão de pessoas e processos, marketing e muito mais.

Contar com um sistema para gestão de clínicas médicas como aliado significa contar com uma ótima ferramenta que potencializa a sua gestão, e isso impacta positivamente todos os setores do seu consultório ou clínica médica. 

4. Falta de organização nos processos da gestão médica

São os processos que compõem a sua clínica. Portanto, eles devem ser controlados e organizados.

O processo de atendimento ao paciente, as documentações referentes ao financeiro, o faturamento dos convênios, e muito mais. 

Essa desorganização pode se tornar uma constante no ambiente, e tudo vira uma grande dor de cabeça para o gestor.

Quer saber mais sobre gestão para médicos? Confira nossa trilha de gestão

5. Falta de integração de serviços da gestão médica

A integração de tarefas e informações faz toda a diferença no dia a dia de um negócio. Principalmente em relação à clínicas e consultórios médicos.

Então, procurar por uma solução que promova essa integração, evita que as informações geradas sejam perdidas, promovendo uma organização que facilita o acesso do médico e da secretária, ao prontuário. 

6. Comunicação interna precária

Se a comunicação é capaz de evitar guerras, imagina tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio.

Entenda, o fator comunicação é verdadeiramente poderoso, e não pode ser deixado de lado.

Por isso, estabelecer um canal de conversa entre as pessoas que trabalham com você, melhora o fluxo de processos, e evita que erros simples sejam cometidos. 

Sua recepcionista, secretária e todas as outras pessoas, devem ser ouvidas, assim como devem ouvir você, médico gestor.

Por isso, este canal aberto, melhora a convivência entre todos, e ajuda a estabelecer a qualidade do trabalho de todos. 

7. Gargalos na segurança da gestão médica

O assunto segurança de dados se tornou um assunto ainda mais sério quando a LGPD entrou na história.

Seu consultório ou clínica é um verdadeiro banco de dados de pacientes. Nome, endereço, contato, histórico médico e muito mais.

Todos dados importantes para que seu atendimento seja feito, mas também são dados delicados sobre muitas pessoas. 

Portanto, promover a segurança do armazenamento destes dados, é essencial. Caso contrário você estará descumprindo a lei. 

Contar com um software seguro, que mantenha todos os dados de seus pacientes, e da sua gestão armazenados sem correr o risco de lidar com ataques cibernéticos. 

8. Tomada de decisão ruim

Tomar decisões faz parte das atividades corriqueiras de um gestor. E quando este médico gestor não tem informações na palma da mão, ele decide de forma cega. O que tende a levar o mesmo a tomar decisões ruins. 

As informações referentes à gestão de um negócio, são chamados de indicadores.

Ele mostra como andam os processos, mostrando gargalos na empresa, e ajudando a encontrar soluções. 

Os principais indicadores para análise da gestão médica:

  • Agendamentos/cancelamentos;
  • Ticket médio em clínicas e consultórios;
  • Taxa de captação de novos paciente;
  • Retenção de clientes;
  • Faturamento da clínica ou consultório médico;
  • Taxa de ocupação;
  • Inadimplência.

Ficar de olho nos dados citados acima, vai ajudar o gestor na hora da tomada de decisão.

Assim, as ações desenvolvidas dentro da clínica médica guiarão seu negócio para o sucesso.

A geração destes dados para análise, não pode ficar na mão de preenchimentos manuais de tabelas.

Caso contrário, não serão dados precisos, e seu empreendimento estará fadado a erros e mais erros.

Conte com um sistema para gestão de clínicas médicas. Através da centralização de sua agenda, prontuário, financeiro e todas as outras atividades administrativas, os relatórios gerados serão precisos.

Um gestor que possui estes dados em mãos, consegue tomar as decisões certas, e faturar muito mais ao fim de cada mês. 

Por isso, conheça o sistema de gestão médica Doctor Max, e conte com relatórios precisos e um software pensado para tornar o dia a dia do médico empreendedor, mais fácil!

8 problemas de gestão médica que um software pode resolver