Glossário de marketing para médicos

Não são todos os gestores médicos que tiveram a oportunidade de aprendizado de marketing. 

Por isso, neste artigo, separamos uma lista dos principais termos para você, médico, iniciar seus estudos para anunciar. 

Então, continue na leitura!

Marketing, Publicidade e Propaganda 

Você deve estar se perguntando: “Quais as diferenças entre Publicidade e Propaganda de Marketing?”

Segundo Philip Kotler, famoso teórico estadunidense, Marketing é a estratégia para programar a venda de necessidades humanas. 

Publicidade e Propaganda, para ele, é a teoria do marketing para vincular as estratégias comunicacionais à sociedade. 

Abaixo separamos os principais termos que envolvem essas áreas de comunicações:

  1. Briefing: é o resumo de determinada estratégia de comunicação;
  2. Target: é a determinação do público alvo de determinada comunicação;
  3. Brainstorming: Momento de gerar idéias e relacionar todos os pensamentos que vêm à cabeça, sem nenhuma análise, para uma avaliação futura. Normalmente feita em conjunto;
  4. Case: Caso de sucesso vivida por uma marca ou empresa;
  5. Flights: Período em que a comunicação, campanha ou anúncio está em vinculação; 
  6. Deadline: Prazo final para terminar determinada tarefa de comunicação, seja realizar uma ação, peça ou campanha antes da vinculação; 
  7. Approach: Significa o momento dedicado para eliminar os possíveis problemas de comunicação;
  8. Refação: Quando é necessário refazer o trabalho; 
  9. AIDA: Cada letra significa uma das etapas de um modelo de conversão: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Esse processo é baseado no comportamento humano para tomada de decisão e utilizado para direcionar as ações de comunicações de maneira mais focada em resultado;
  10. Branding: É o conjunto de ações de estratégias que contribuem para o posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa perante aos seus consumidores;
  11. B2B: Sigla para business-to-business é a denominação do serviço ou comércio entre empresas (de empresa para empresa);
  12. B2C: business-to-consumer é a denominação do serviço ou comércio estabelecido entre uma empresa em um consumidor;
  13. Budget: Na tradução, o termo significa orçamento. Budget da campanha, da área de marketing ou do cliente são algumas das aplicações que ele pode ter no dia a dia;
  14. Fee: Trata-se de um valor fixo mensal, pré-negociado como pagamento do cliente à agência pelo fornecimento de um pacote mensal de serviços;
  15. Persona: São personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, atitude e/ou comportamento definido que poderia utilizar um site, uma marca ou produto de um modo similar;
  16. Engajamento: É o envolvimento, interação, relacionamento com a marca;
  17. Métricas: Medidas ou informações relacionadas ao seu negócio, consultório ou clínica;
  18. KPI: Sigla que significa, Key Performance Indicators, que são indicadores e resumos na análise de desempenho de determinada departamento, campanha ou anúncio;
  19. Benchmark: Análise comparativa de cases para a elaboração de campanhas e estratégias;
  20. Inbound Marketing: São estratégias de atração de potenciais clientes por meio de conteúdos implícitos, utiliza linguagem subjetiva de venda.
  21. Outbound Marketing: Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound utiliza conteúdos explícitos, utiliza linguagem objetiva de venda. 

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Até a próxima!

Mizael, do Blog Doctor Max.

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