Como será o atendimento médico pós-COVID-19?

A pandemia do coronavírus transformou o trabalho da gestão médica, resultando principalmente em uma séria mudança no atendimento ao paciente.

Durante o período de quarentena, muitas clínicas tiveram de restringir seus atendimentos apenas para urgências e emergências, e mesmo os médicos que não precisaram tomar essa medida extrema acabaram tendo uma redução nas consultas presenciais.

Foi nesse tempo que o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o governo federal liberaram o uso da telemedicina para consultas a distância, com o objetivo de permitir o cuidado com a saúde evitando o risco da contaminação com a COVID-19.

A realidade da teleconsulta durante a COVID-19 se tornou parte do dia a dia tanto de clínicas grandes quanto de consultórios menores, permitindo que o atendimento ao paciente continuasse, apesar da pandemia.

Clínicas preparadas também vem contando com outras técnicas, ou mesmo ferramentas que fazem a diferença em tempos de COVID-19 – tudo para ter uma gestão médica mais eficiente e atendimentos mais completos.

Essas mudanças se mostraram essenciais para o trabalho médico durante a pandemia, mas, com o tempo, a crise do coronavírus vai passar. Isso acaba criando uma pergunta: como será o atendimento ao paciente depois da COVID-19?

Há médicos e gestores que acreditam que ao fim da pandemia, tudo vai “voltar ao normal”. No entanto, é preciso levar em conta que muitas das transformações vieram para melhorar o atendimento, com mais opções e possibilidades para sua gestão de clínicas.

Além disso, os pacientes estão cada vez mais digitais, e esperam que sua clínica esteja adaptada a essa nova realidade.

Por isso, esperar um “retorno ao normal” pode ser muito ingênuo e pouco proveitoso para a gestão de consultórios. Ao invés disso, é hora de pensar em como se adaptar a uma nova realidade pós-pandemia:

  • Integrando os atendimentos digitais com as consultas presenciais;
  • Garantindo a biossegurança de sua clínica médica;
  • Dando mais atenção à humanização do atendimento;
  • Melhorando o relacionamento com o paciente;
  • Demonstrando uma gestão médica mais ágil;
  • Contar com a tecnologia.

E esses são apenas alguns exemplos do que é preciso fazer neste momento. Continue sua leitura e entenda mais sobre as necessidades do atendimento médico pós-COVID-19.

A integração das teleconsultas com o atendimento presencial

A chegada da teleconsulta é, provavelmente, a principal mudança no atendimento médico deste período, e ainda que sua liberação oficialmente seja só até o fim da pandemia, tudo indica que ela será estendida mesmo após a passagem do coronavírus.

Afinal, a teleconsulta revolucionou o atendimento ao paciente. Essa possibilidade de atender a distância permitiu que médicos controlassem o impacto financeiro da COVID-19 em seus consultórios, além de continuarem cuidando da saúde de seus pacientes.

Por isso, esperamos que a teleconsulta continue disponível no período pós-pandemia. Se esse for o caso, a recomendação é: oferecer um atendimento híbrido, usando a telemedicina para complementar as consultas presenciais.

Obviamente, a teleconsulta não vai substituir as consultas tradicionais. Seu papel será de somar-se a elas para melhorar o cuidado com o paciente.

Por exemplo: quando você vai atender um paciente novo, é interessante que a consulta seja feita presencialmente, para que você realmente consiga diagnosticar e avaliar a situação de saúde dele.

Contudo, antes mesmo do atendimento, é possível realizar uma teleorientação: uma conversa por videochamada no qual você pode avaliar qual a urgência da consulta para o paciente e combinar qual seria a melhor data para realizá-la. 

Isso passa uma boa impressão do seu trabalho e permite que, na hora da consulta de fato, você já tenha informações para fazer um atendimento mais personalizado.

Além disso, depois da consulta presencial, você pode contar com a teleconsulta para os retornos em sua clínica médica.

Afinal, se essa consulta de retorno não envolve um novo diagnóstico muito profundo, é possível fazê-la por videochamada. Isso permite:

  • Um atendimento mais ágil;
  • Maior acessibilidade para o paciente;
  • Melhoria na experiência;
  • Possibilidade de atender pacientes distantes;
  • Possibilidade de realizar acompanhamentos mais frequentes do tratamento;
  • Entre outras vantagens.

Por isso, o primeiro passo para o atendimento médico pós-COVID-19 é conciliar a teleconsulta com seus atendimentos presenciais, aproveitando o melhor dos dois mundos.

Um atendimento mais humano e também mais digital

A teleconsulta é um dos exemplos mais visíveis da evolução da tecnologia e do mundo digital para ajudar no atendimento médico. 

Além dela, podemos trazer outros exemplos, e falar sobre avanços na robótica, novos medicamentos, exames e diagnósticos mais precisos, uso da prescrição digital para receitar tratamentos a distância e a disponibilidade do prontuário eletrônico. 

Tudo isso, e muito mais, são provas da revolução tecnológica que está se tornando parte do trabalho médico. No entanto, muitos profissionais têm medo de que esse novo mundo digital acabe os afastando da humanização no atendimento, que é tão importante para uma clínica médica.

Contudo, um dos aprendizados que clínicas e consultórios médicos podem tirar do período de pandemia é que o avanço digital não é um inimigo da humanização do atendimento. Pelo contrário: ele pode melhorar muito esse processo.

  • Com a teleconsulta, você melhora seu tratamento, através de atendimentos mais frequentes e um acompanhamento mais completo da evolução do paciente;
  • Por meio da prescrição digital, você pode enviar o tratamento a distância, além de garantir que ele seja compreensível, que o medicamento esteja disponível e que não haja riscos de o paciente perder a prescrição;
  • O prontuário eletrônico dá muito mais agilidade ao atendimento e fornece ao médico todas as informações necessárias sobre o paciente para que a consulta possa ser personalizada e muito mais humana.

E esses são só algumas das formas de usar a evolução digital para melhorar a humanização de seus atendimentos.

A importância da biossegurança

A biossegurança sempre foi algo essencial para o atendimento médico. É através dela que você garante que seus pacientes, sua equipe e o próprio médico estejam protegidos contra o risco de contaminação dentro da clínica.

No entanto, durante a pandemia ela foi ainda mais importante! Suas estratégias de limpeza, sanitização e proteção garantiram que o retorno dos atendimentos presenciais fosse muito mais seguro.

E isso deve continuar mesmo depois do fim da pandemia. O choque do coronavírus vem sendo tão grande que o receio dos pacientes com possíveis contaminações é algo que não vai sumir tão rápido.

Por essa razão, tenha muita atenção para garantir a segurança em seu consultório e mostre isso para os pacientes, para que eles se sintam mais seguros.

A presença nas redes sociais

A pandemia do coronavírus fortaleceu muito a participação das pessoas nas redes sociais. Basta vermos como as lives de Instagram se tornaram uma febre, não apenas para apresentações artísticas, mas também na área da saúde.

Cada vez mais médicos começaram a marcar presença nas redes sociais, com postagens frequentes e interações com amigos e seguidores. Isso fortalece muito o relacionamento com o paciente e melhora o atendimento médico.

Além disso, as redes podem servir como um ótimo canal de comunicação de sua clínica médica com os pacientes. Aproveite essa oportunidade.

Uma gestão médica mais ágil

Durante a pandemia, a gestão ágil eficiente se tornou essencial para garantir a manutenção do seu financeiro e também a satisfação de seus pacientes! 

Isso não pode ficar para trás no pós-COVID-19. Invista em estratégias digitais para ganhar mais eficiência, conte com um bom sistema de gestão médica, como o Doctor Max, e tenha melhores resultados na sua gestão.

Isso certamente vai refletir em um atendimento mais tranquilo, organizado e completo para seus pacientes.

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