O que é um atendimento humanizado e qual a sua importância para uma clínica médica?

Grande parte da imagem das clínicas e consultórios médicos é construída no atendimento aos pacientes. 

Isso significa que quanto melhor for a qualidade no atendimento prestado ao paciente, maior será a popularidade da clínica. 

Contudo, melhorar o atendimento ao paciente não é tão simples o quanto parece. Na maioria das vezes são pequenos detalhes que necessitam de ajustes precisos. 

Pode até ser que a sua recepcionista/secretária médica realize um excelente atendimento inicial, contudo, não basta apenas ter qualidade no início, mas sim em toda a experiência do paciente na clínica. 

E é exatamente isso que iremos abordar neste artigo, cada etapa do contato do paciente na clínica que precisa ter um atendimento humanizado:

  1. Atração de pacientes;
  2. Atendimento inicial;
  3. Consulta ou atendimento com o doutor;
  4. Após o atendimento. 

1 –  Atração de Pacientes

marketing de atração em clínicas médicas

É antiético dizer que sua clínica está captando pacientes. Contudo, quanto melhor for a imagem da sua clínica mais pacientes ela terá. 

Atração de pacientes nada mais é do que posicionar-se estrategicamente no mercado e esperar que uma pessoa que precise de serviços médicos conheça a sua clínica.

Mas, afinal, como posicionar sua clínica médica estrategicamente?

Primeiro, você precisa entender como os pacientes chegam e conhecem a sua clínica. São por recomendações, pesquisa na Internet, conveniados e etc?

Dessa forma, é possível entender quais são as melhores oportunidades para melhorar a comunicação da sua clínica médica no mercado. 

Isso significa, que você estará prestando atendimento para os possíveis e potenciais pacientes. 

Esse tipo de comunicação é frequentemente pautada em canais na Internet, onde paciente tem dúvida sobre determinado sintoma ou doença. 

Muitas clínicas e consultórios médicos pautam esse atendimento com inteligência artificial, mas na maioria das vezes essa tecnologia ainda não atende a complexidade do atendimento humano. 

Por mais que a demanda de mensagens online seja alta, é preciso entender que o paciente quer ser verdadeiramente escutado. 

Quer saber mais em como atrair mais pacientes para sua clínica médica? Então, confira essa lista de conteúdo.

2 –  Atendimento Inicial 

Atendimento na clínica

Esse etapa do atendimento ao paciente começa no momento em que ele entra em contato com a clínica para marcar o primeiro atendimento. 

Na maioria das vezes essa etapa inicia-se por um contato telefônico. 

Muitos clínicas médicas, com a alta demanda de chamadas decidem automatizar alguns processos iniciais do atendimento telefônico. 

Isso não é errado e nem desumanizado, o único problema que muitos acabam caindo é de deixar a jornada do paciente ainda mais longa.

Por isso, é importante deixar o caminho mais curto possível.

O tempo e a agilidade no atendimento conta muito em todas as as etapas da experiência do paciente na clínica. 

Isso não significa que o atendimento humanizado será rápido, mas também não pode ser muito demorado.  

O importante é escutar atentamente as necessidades do paciente, ser carismático e recíproco. 

Lembre-se que quando se trata de atendimento ao paciente a primeira impressão, na maioria das vezes, é a que fica.  

3 –  Consulta ou atendimento com o Doutor 

Consulta ou atendimento com o Doutor.

Nas duas primeiras etapas o contato com o paciente, ou é com time de comunicação ou com a secretária/recepcionista da clínica médica. 

A terceira etapa do atendimento humanizado é no momento do atendimento/consulta. 

Sim, o profissional da medicina também precisa atentar-se na forma comunicacional com o paciente. 

Nesse momento o médico precisa passar todas as informações de forma clara, simples e com muita simpatia. Dessa forma, o paciente será envolvido em todos os processos do atendimento.  

4 –  Após o atendimento 

Ações pós atendimento em clínicas e consultórios médicos

Quando o paciente sai do consultório, isso não significa que a jornada de atendimento tenha acabado. 

Nessa etapa sua clínica médica precisa estar em contato com ele, lembrando-o dos exames de rotina, os próximos tratamentos e comunicando-se indiretamente. 

Separamos a seguir 2 meios comunicacionais que você pode utilizar no pós atendimento. 

Redes Sociais 

Muitos dos seus pacientes, que gostam da clínica, curtem a página nas redes sociais. Esse é um excelente meio para interagir após o atendimento. 

Nossa dica é que o responsável do atendimento mantenha sempre o chat das redes sociais em mãos.

Pois, se sua clínica produzir conteúdos relevantes aos pacientes, certamente você terá muitos contatos e feedbacks positivos. 

Conheça nosso guia prática do Instagram para médicos.

Mensagens simultâneas 

Enviar SMS e mensagens via WhatsApp em uma pós consulta é uma grande fator de diferencial para o seu negócio. 

Contudo, é importante estar atento às normas de privacidade. 

Só mande esse tipo de mensagem caso seu paciente tenha aprovado o recebimento.

Conclusão

Lembre-se: É preciso entender para atender. 

Antes de aplicar estratégias de atendimento humanizado é importante conhecer bem a jornada do paciente na sua clínica. 

Principalmente, entender quais são os fatores que desumanizam o atendimento perante o paciente. 

Você gostou desse conteúdo? Se sim, então não deixe de se inscrever em nossas newsletters. 

Agradecemos a leitura.