Marketing digital para clínicas médicas

Segundo pesquisa realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais 181,1 milhões de brasileiros estão conectados à internet em 2019, isso significa que sete a cada dez brasileiros estão navegando na web.

Só essa informação já deixa bem claro a necessidade da sua clínica ou consultório médico estar presente e atuante nas plataformas da Internet, não é mesmo?

Por este motivo, você precisa se dedicar a uma nova realidade de comunicação, o marketing digital. 

Marketing digital não é tão diferente do marketing tradicional, a diferença é que agora você tem novas possibilidade de aplicar a estratégia no mundo da tecnologia. 

E claro, o objetivo continua o mesmo, atrair novos paciente, só que agora é possível realizar isso por meio do mundo digital.  

Por isso, nós do Blog Dental Office preparamos este artigo com os princípios pilares do marketing digital para clínicas e consultórios médicos.

Preparado? Vamos lá?

O que é Inbound Marketing?

Inbound marketing para médicos

Se você leu o Glossário de Marketing produzido por nós do Dental Office, então já sabe o que é Inbound Marketing. 

Relembrando, são estratégias de atração de potenciais pacientes por meio de conteúdos implícitos, utiliza linguagem subjetiva de venda.

Em outras palavras, Inbound Marketing é uma estratégia que tem como objetivo a atrair o interesse das pessoas, também é conhecido como marketing de atração. 

Em vez de você correr atrás de novos pacientes, essa estratégia proporciona que esse público corra atrás da sua clínica ou consultório médico. 

Como aplicar o Inbound Marketing na minha clínica médica?

Essa estratégia se baseia na ideia de criação de conteúdo para criar um relacionamento saudável com seus potenciais clientes (o público-alvo: pessoas que podem se tornar pacientes da sua clínica ou consultório).

Então, mas como você pode aplicar o Inbound Marketing no seu negócio?

Para isso, você precisa entender os três pilares dessa estratégia:

1 – Atrair potenciais pacientes: 

Sabe quando você está com muita fome e realiza uma pesquisa para encontrar restaurantes e lanchonetes próximos do seu local? 

Esse mesmo processo acontece com as pessoas que precisam de um médico e estão perto da sua clínica/consultório. 

Mas, se você não souber fazer Inbound Marketing e aplicar o princípio de atração no mundo digital, provavelmente não conseguirá ser encontrado por essa pessoa.

A primeira coisa que você deve saber é que seu potencial público buscam essas informações no maior e mais completo buscador da web, o Google. 

Para começar, você pode criar uma conta no My Business, por meio desse gerenciador é possível inserir o endereço da sua clínica ou consultório no Google Maps, responder dúvidas frequentes dos potenciais pacientes e disponibilizar informações sobre os dias e horários de atendimento. 

E para melhorar o desempenho nas buscas você precisa criar um site do seu negócio, para reunir informações, como os serviços prestados, especialidades, etc.

Além disso, uma excelente estratégia de Inbound Marketing necessita de conteúdos para relacionamento com o seu paciente, você pode fazer esses conteúdos por meio de um Blog, Vlog e redes sociais.

2 – Converter potenciais pacientes em pacientes: 

Após atrair esse público será imprescindível que você consiga torná-lo seu paciente. 

Contudo, obviamente, nem todo mundo que consumir seus conteúdos se tornará seu paciente.

Mas é preciso se esforçar ao máximo para que um boa taxa da audiência converta-se em cliente. 

Por exemplo, no final de um artigo sobre determinado sintoma, você pode oferecer sua clínica médica para essa pessoa ser consultada.

3 – Converter pacientes em pacientes fiéis: 

Não adianta muito se você tem uma boa taxa de atração, mas uma péssima taxa de fidelização.

Para manter o lucro sobre o investimento será necessário tornar esse paciente fiel ao seu consultório ou clínica médica.

Nesse pilar também é possível realizar diversas estratégias de conteúdos ou comunicações para melhorar esse índice.

Por exemplo, enviar um lembrete de retorno, uma mensagem de felicitação quando for o aniversário do paciente ou um simples obrigado após a consulta realizada gera mais engajamento entre você e seu paciente.

A boa notícia é que você pode enviar essas mensagens dos exemplos no melhor software de gerenciamento, o Doctor Max, por SMS e e-mail. 

Existem outras diversas estratégias que podem fidelizar o seu paciente, como o marketing de relacionamento, por exemplo. Inscreva-se em nossas newsletters e seja notificado sempre que lançarmos novas estratégias. 

O que é Outbound Marketing?

Outbound marketing para dentistas

Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound é uma estratégia que tem como objetivo buscar e chamar a atenção dos potenciais pacientes para a sua clínica ou consultório médico, nela você corre atrás dessa pessoa e oferece diretamente os serviços médico. 

Muitos pensam que o Outbound é uma estratégia ineficaz e ultrapassada, responsabilizando ao marketing tradicional.

Mas, não, boas estratégias de Outbound também podem ajudar a melhorar a imagem do seu consultório e, respectivamente, ganhar mais pacientes e credibilidade. 

Como aplicar o Outbound Marketing na minha clínica médica?

A base dessa estratégia também se fundamenta em três pilares de um processo: 

  1. localizar o potencial pacientes: isto é, criar uma lista de características que fazem dessas pessoas se tornarem possíveis pacientes;
  2. apresentar-se: seria falar o que sua clínica/consultório médico faz; 
  3. conquistar: quando a pessoa do público-alvo é impactada com essa comunicação e aceita ser paciente da sua clínica médica. 

Você pode utilizar o Outbound Marketing para apresentar o seu consultório ou clínica para o paciente, por meio de anúncios institucionais. 

A principal diferença entre essas duas estratégia é:

  • No Inbound Marketing o custo benefício é mais rentável, contudo os resultados são a longo prazo; 
  • Já o Outbound Marketing o custo pode ser maior, mas os resultados são a curto prazo.

Essas diferenças não querem dizer que você deva escolher uma das estratégias para investir. Na realidade, elas podem ser complementares. 

Por exemplo: 

Suponhamos que você produziu um vídeo sobre os tratamentos médicos para Rinites e no vídeo você aponta para artigos relacionados no seu Blog, com dicas para amenizar os sintomas da Rinite, essa é uma estratégia de conteúdo (Inbound Marketing). 

Para vincular esse vídeo você decide fazer um anúncio no Youtube, essa vinculação se configura em Outbound Marketing.

Viu só? Essas duas estratégias podem se tornar complementares e nenhuma é melhor que a outra, as duas são atuais, com resultados distintos. 

Por que as redes sociais são tão importantes para o marketing digital?

Redes sociais para médicos

É impossível falar de marketing digital e não explanamos sobre as redes sociais.

Para você entender a magnitude do marketing digital nas plataformas de redes sociais, o Facebook divulgou as seguintes informações, em Fevereiro de 2019:

  •  São mais de 2,7 bilhões de usuários ativos no mundo, isso quer dizer que mais de 30% da população mundial está utilizando o Facebook;
  • Ao lado do Google, as duas plataformas somam mais de 70% do mercado de publicidade digital;
  • O Facebook também é dona do Instagram, que possui um grande crescimento. Atualmente são mais de 1 bilhão de usuários ativos e a expectativa estatística é que a quantidade de usuários do Instagram passe o Facebook em 2022.  

Números exorbitantes, não é mesmo?

E como eu posso destacar a minha clínica médica nas redes sociais?

Você pode aplicar as duas estratégias de marketing digital apresentadas aqui nas redes sociais, o Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Sabe os conteúdos que você tem que fazer para a contemplar a estratégia de Inbound Marketing? 

Então, compartilhar esses conteúdos gratuitamente nas redes sociais gerará valor a sua marca e dará mais credibilidade ao seu consultório ou clínica odontológica. 

Já, um exemplo, para você aplicar o Outbound Marketing nas redes sociais é a vinculação em massa desses conteúdos para o seu público-alvo (os potenciais pacientes).

Separamos alguns dos quesitos que sua página nas redes sociais deve ter para se destacar:

  • qualidade do conteúdo: tanto o conteúdo escrito, quanto uma simples imagem deve ter uma ótima qualidade e simplicidade nas informações, além de uma agradável identidade visual;
  • regularidade nas postagens: ter uma rotina de publicação gera mais proximidade com as pessoas que seguem o seu canal nas redes sociais; 
  • diversificação de conteúdos: ter por exemplo, toda segunda-feira um conteúdo para dicas aos pacientes, na terça-feira compartilhar memes, na quarta-feira tirar uma selfie com um determinado paciente e falar sobre o que ele está fazendo (com autorização do paciente), na quinta-feira compartilhar um vídeo com dicas. Esse tipo de comunicação gera mais engajamento e proximidade do receptor (paciente) com o emissor (clínica);
  • central de atendimento ao paciente: disponibilizar as redes sociais para o paciente tirar dúvidas, ou até mesmo marcar uma consulta, certamente destaca o seu consultório ou clínica médica dos demais concorrentes. 

Enfim,

Você viu neste artigo alguns a base para você fazer um bom marketing da sua clínica ou consultório no mundo digital.

Aprendeu, conceitos e aplicabilidades das estratégias de  Inbound e Outbound Marketing e os conceitos básicos para se destacar nas redes sociais. 

Existem diversas outras técnicas, táticas e estratégias do marketing digital que é bem útil para sua clínica ou consultório médico. 

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Além disso, você pode conferir outras dicas de marketing nesse eBook: 

Como usar o e-mail marketing em sua clínica médica?

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