Quer captar mais pacientes? Confira essas 5 dicas infalíveis

Todo profissional almeja ser reconhecido na carreira. Na saúde, uma área com tantas possibilidades e concorrência, isso logo se torna um diferencial e, captar mais pacientes, faz parte no processo.

Mas como fazer para conquistar pacientes antes mesmo da primeira consulta?  

Há dicas que são valiosas e podem ajudar nesse momento, pois além de um atendimento humanizado, um bom upgrade nas redes sociais pode ser a chave para levar o atendimento especializado oferecido a quem precisa.

Nestes 5 passos, você conhecerá alguns métodos que podem auxiliar nessa caminhada e garantir um oceano azul de possibilidades no ramo:

Quem sou eu no mercado e onde eu apareço?
Qual o foco do meu conteúdo?
Os seguidores chegaram? Interaja!
Receba com atenção
Organização e pontualidade

Quem sou eu no mercado e onde eu apareço?

O primeiro passo é aparecer. A máxima de que “quem não é visto não é lembrado” vale para a captação de clientes, também. 

Com a internet e suas muitas possibilidades competindo pela a atenção dos usuários, é necessário estar presente nesta grande teia para que seu nome, trabalho e conhecimento sejam curtidos e compartilhados.

Ter um planejamento estratégico bem feito em sua gestão, e manter um bom perfil profissional voltado ao diálogo com os pacientes é necessário. 

Muitos deles irão te encontrar através das redes: seja por uma pesquisa do que fazer quando estiver com uma dor específica ou por procurar quem atende determinada especialidade naquela região.

Quer saber mais sobre como administrar seu perfil e se tornar mais visível nas redes sociais? Então confira nosso eBook: 

Como criar marketing médico para pacientes digitais?

Qual o foco do meu conteúdo?

Criado um perfil profissional, é necessário pensar no conteúdo, de forma com que ele seja capaz de dialogar com seus futuros pacientes. E como fazer isso? Com qual foco? 

Comece olhando para sua especialidade e encontre nela o que há de atual. Neste momento de pandemia, por exemplo, como o seu saber conversa com os impactos da covid-19 nas pessoas? A medida vale como dica e pode fazer com que aquele usuário que chegou à sua página busque ali mais informações.

Diferente de um texto retirado no Google, ele saberá o nome, especialidade e quem deu aquelas informações, criando uma aproximação. 

Além disso, é preciso explorar conteúdos únicos, responder dúvidas que percebe serem comuns em seu consultório e com uma linguagem simples e clara: é hora de deixar de fora os termos muito técnicos, isso pode aumentar ainda mais as dúvidas e fazer com que o usuário precise se retirar de sua página para buscar a resposta. 

Se for complicado, a busca por um profissional da comunicação para ajudar a organizar o conteúdo e impulsionar os assuntos desejados pode ser a chave para ampliar a cartela de novos pacientes.

Os seguidores chegaram? Interaja!

Você conseguiu criar um canal aberto com os possíveis pacientes e eles chegaram até você, então este não é o momento de os abandonar.

Faça perguntas e peça sobre o que eles querem saber. Nessa hora, você poderá filtrar o quanto de confiabilidade e interesse no seu trabalho está despertando nos usuários da rede que acompanham seu perfil. 

Este pode ser o momento, inclusive, em que poderá criar a primeira oportunidade deles perceberem que necessitam da sua especialidade: afinal, se há o interesse no seu conteúdo, é porque algo ele quer saber! 

A conversa, que pode surgir a partir da resposta de um possível paciente a uma pergunta feita no stories do Instagram, por exemplo, lhe dará margem para opinar sobre o problema citado pelo paciente. 

A dúvida mais banal deve ser respondida com atenção e de forma simples, terminando sempre com um pedido para que ele ou ela agende uma visita ao seu consultório para que você possa analisar melhor.

Receba com atenção

Receba com atenção

Você esperou por este momento: a consulta foi marcada e o paciente chegou até você! É hora de mostrar que a pessoa por detrás das redes é real e oferecer um tratamento exclusivo e de qualidade. 

Invista na experiência que o paciente terá em sua consulta: uma boa recepção e atenção voltada totalmente a ele podem se tornar marcas registradas. Saiba como apostar em boas estratégias, a tecnologia aplicada na prática médica também pode ser uma ótima opção. 

Lembre-se que a palavra-chave aqui é a experiência, mais do que um diagnóstico, a consulta deve dar algo que o faça ter certeza do porquê foi melhor escolher você. Pense em utilizar ferramentas que irão fazer a diferença no seu atendimento.   

Torne o momento da sua consulta algo humanizado e acessível, pense em estratégias que caminham em conjunto com a necessidade de seus pacientes. 

Organização e pontualidade

Seja pontual e organizado. 

Não é simples para o paciente abrir a agenda e encaixar bons horários e dias. Entenda que além de seu paciente, ele também é seu cliente.

Há softwares para gerenciamento de clínicas e consultórios que organizam o serviço, por exemplo : a agenda eletrônica e outras funcionalidades que a Doctor Max oferece, que podem ser úteis para a não sobrecarga e para que a experiência do paciente seja curtida também fora das redes. 

Tem dúvidas e quer tornar o seu atendimento mais acessível, simples e organizado? Confere o nosso eBook: 

Como garantir uma gestão de processos efetiva em clínicas médicas