Todo profissional almeja ser reconhecido na carreira. Na saúde, uma área com tantas possibilidades e concorrência, isso logo se torna um diferencial e, captar mais pacientes, faz parte no processo.
Mas como fazer para conquistar pacientes antes mesmo da primeira consulta?
Há dicas que são valiosas e podem ajudar nesse momento, pois além de um atendimento humanizado, um bom upgrade nas redes sociais pode ser a chave para levar o atendimento especializado oferecido a quem precisa.
Nestes 5 passos, você conhecerá alguns métodos que podem auxiliar nessa caminhada e garantir um oceano azul de possibilidades no ramo:
Quem sou eu no mercado e onde eu apareço?
Qual o foco do meu conteúdo?
Os seguidores chegaram? Interaja!
Receba com atenção
Organização e pontualidade
Quem sou eu no mercado e onde eu apareço?
O primeiro passo é aparecer. A máxima de que “quem não é visto não é lembrado” vale para a captação de clientes, também.
Com a internet e suas muitas possibilidades competindo pela a atenção dos usuários, é necessário estar presente nesta grande teia para que seu nome, trabalho e conhecimento sejam curtidos e compartilhados.
Ter um planejamento estratégico bem feito em sua gestão, e manter um bom perfil profissional voltado ao diálogo com os pacientes é necessário.
Muitos deles irão te encontrar através das redes: seja por uma pesquisa do que fazer quando estiver com uma dor específica ou por procurar quem atende determinada especialidade naquela região.
Quer saber mais sobre como administrar seu perfil e se tornar mais visível nas redes sociais? Então confira nosso eBook:
Qual o foco do meu conteúdo?
Criado um perfil profissional, é necessário pensar no conteúdo, de forma com que ele seja capaz de dialogar com seus futuros pacientes. E como fazer isso? Com qual foco?
Comece olhando para sua especialidade e encontre nela o que há de atual. Neste momento de pandemia, por exemplo, como o seu saber conversa com os impactos da covid-19 nas pessoas? A medida vale como dica e pode fazer com que aquele usuário que chegou à sua página busque ali mais informações.
Diferente de um texto retirado no Google, ele saberá o nome, especialidade e quem deu aquelas informações, criando uma aproximação.
Além disso, é preciso explorar conteúdos únicos, responder dúvidas que percebe serem comuns em seu consultório e com uma linguagem simples e clara: é hora de deixar de fora os termos muito técnicos, isso pode aumentar ainda mais as dúvidas e fazer com que o usuário precise se retirar de sua página para buscar a resposta.
Se for complicado, a busca por um profissional da comunicação para ajudar a organizar o conteúdo e impulsionar os assuntos desejados pode ser a chave para ampliar a cartela de novos pacientes.
Os seguidores chegaram? Interaja!
Você conseguiu criar um canal aberto com os possíveis pacientes e eles chegaram até você, então este não é o momento de os abandonar.
Faça perguntas e peça sobre o que eles querem saber. Nessa hora, você poderá filtrar o quanto de confiabilidade e interesse no seu trabalho está despertando nos usuários da rede que acompanham seu perfil.
Este pode ser o momento, inclusive, em que poderá criar a primeira oportunidade deles perceberem que necessitam da sua especialidade: afinal, se há o interesse no seu conteúdo, é porque algo ele quer saber!
A conversa, que pode surgir a partir da resposta de um possível paciente a uma pergunta feita no stories do Instagram, por exemplo, lhe dará margem para opinar sobre o problema citado pelo paciente.
A dúvida mais banal deve ser respondida com atenção e de forma simples, terminando sempre com um pedido para que ele ou ela agende uma visita ao seu consultório para que você possa analisar melhor.
Receba com atenção
![Receba com atenção](https://www.doctormax.com.br/wp-content/uploads/2021/05/receba-com-atencao.jpg)
Você esperou por este momento: a consulta foi marcada e o paciente chegou até você! É hora de mostrar que a pessoa por detrás das redes é real e oferecer um tratamento exclusivo e de qualidade.
Invista na experiência que o paciente terá em sua consulta: uma boa recepção e atenção voltada totalmente a ele podem se tornar marcas registradas. Saiba como apostar em boas estratégias, a tecnologia aplicada na prática médica também pode ser uma ótima opção.
Lembre-se que a palavra-chave aqui é a experiência, mais do que um diagnóstico, a consulta deve dar algo que o faça ter certeza do porquê foi melhor escolher você. Pense em utilizar ferramentas que irão fazer a diferença no seu atendimento.
Torne o momento da sua consulta algo humanizado e acessível, pense em estratégias que caminham em conjunto com a necessidade de seus pacientes.
Organização e pontualidade
Seja pontual e organizado.
Não é simples para o paciente abrir a agenda e encaixar bons horários e dias. Entenda que além de seu paciente, ele também é seu cliente.
Há softwares para gerenciamento de clínicas e consultórios que organizam o serviço, por exemplo : a agenda eletrônica e outras funcionalidades que a Doctor Max oferece, que podem ser úteis para a não sobrecarga e para que a experiência do paciente seja curtida também fora das redes.
Tem dúvidas e quer tornar o seu atendimento mais acessível, simples e organizado? Confere o nosso eBook: