Marketing de Relacionamento: o que é e como implementar na sua clinica?

Você já ouviu falar sobre marketing de relacionamento? Esta, é uma estratégia incrível para implementar em sua clínica! 

Sabemos como a gestão de uma clínica médica deve ser feita com muito cuidado e atenção. Muitas questões são necessárias para que ela aconteça de forma eficaz.

Cuidar da rotina, da gestão financeira, estoque, pessoas: são muitos os desafios encontrados. 

E não tem jeito: para ter mais pacientes e clientes mais felizes e fiéis, o marketing é fundamental.

Ele é um aliado extremamente forte de toda a clínica médica, porque garante que aconteça a conquista e a manutenção de pacientes em sua clínica. 

O marketing de relacionamento, mais especificamente, tem um papel extremamente relevante para o sucesso de um empreendimento.

Marketing de relacionamento é  uma série de estratégias que envolvem a construção e a disseminação de uma marca, a sua clínica, no caso. 

Ele busca, principalmente, a fidelização de clientes e a criação de uma autoridade da mesma perante o mercado. 

Isso faz do marketing de relacionamento uma ferramenta importante, um forte aliado nas vendas de uma clínica ou consultório médico.

Não investir em marketing e não considerar essas estratégias pode ser um erro de gestão que você não quer cometer.  

Vamos então compreender como o marketing de relacionamento pode ser implementado em sua clínica médica, favorecendo a mesma através do aumento no número de pacientes?

Boa leitura! 

Porque o marketing de relacionamento é importante para sua clínica?

O marketing deve ser aplicado em toda a clínica médica para alcançar resultados realmente benéficos para a saúde de gestão.

Esse tipo de trabalho e investimento traz retorno aumentando o número de pacientes e fidelizando os clientes já conquistados.

Explorar corretamente o marketing de relacionamento também significa diminuir os custos da sua clínica e ter mais eficiência no alcance dos objetivos estabelecidos.

Antes de tudo é necessário estabelecer um planejamento e um a estratégia de marketing. Desta forma suas ações serão muito mais assertivas e se seus objetivos serão alcançados.

Caso sua clínica seja nova no mercado, o marketing de relacionamento vai garantir que as pessoas conheçam seu trabalho e optem por você. 

Caso sua clínica tenham um bom fluxo de atendimentos e uma longa caminhada no mercado, investir nesta estratégia vai garantir que você siga com uma boa margem de lucratividade e tenha clientes mais fiéis. 

Além dos diversos motivos já destacados durante o marketing de relacionamento também:

  • Fortalece sua marca perante a concorrência;
  • Atrai e retém um grande número de pacientes;
  • Facilita a comunicação e a identificação da marca em relação ao paciente;
  • Implica na formação de um grande número de cadastros de pacientes.

O marketing de relacionamento melhora o atendimento da clínica? 

A resposta é sim! E isso é fator determinante no que diz respeito à fidelização do cliente. 

Primeiramente, o marketing de relacionamento torna sua clínica médica em um ambiente com atendimento humanizado.

Isso se reflete nas conversas feitas em ações de publicidade, nos atendimentos de telefone e naqueles que acontecem no ambiente físico da clínica. 

O atendimento humanizado também garante que os pacientes tenham suas dúvidas bem sanadas, uma vez que ele é focado na experiência e no bem estar do cliente. 

É importante explicar sobre todos os procedimentos e os tratamentos que serão realizados, deixando claro que a clínica está disposta a responder outras dúvidas no futuro.

Pense em manter a escuta ativa e mostre empatia com a situação do paciente. Também se preocupe com o seu tom de voz, pois ele faz toda a diferença no atendimento.

Em longo prazo, a melhor forma de manter o relacionamento com o cliente é através do envio de email e SMS.

Ligações também podem ser feitas de tempos em tempos para que o paciente saiba que você se preocupa com ele. 

Como colocar o marketing de relacionamento em prática?

Para que o marketing de relacionamento da sua clínica médica realmente funcione, alguns passos precisam ser seguidos. Vamos a eles:

  1. Descubra seu público alvo e estude seus hábitos;
  2. Estabeleça sua marca no mercado definindo sua visão, missão e valores;
  3. Crie uma estratégia de ações de marketing;
  4. Construa um planejamento detalhado de suas ações;
  5. Coloque tudo em prática (não adianta planejar e não agir!).

Ferramentas que ajudam no marketing de relacionamento

O Doctor Max oferece muitas ferramentas poderosas que auxiliam na gestão e ações de marketing. O cadastro de clientes garante uma aproximação entre clínica e pacientes, melhorando o fluxo de informação. 

Além disso, contar com o apoio de um sistema de gestão fará seu atendimento ter mais tempo para cuidar da sua rotina.

A agenda eletrônica garante mais presença nas consultas, menos erros de processos e o apoio da gestão financeira segura e sem erros deixa o dia a dia da gestão bem mais tranquilo. 

O Doctor Max também conta com SMS e e-mail integrados ao sistema. Sua estratégia de marketing de relacionamento pode contar com ações automatizadas! 

Isso facilita o dia a dia, pois deixa toda a sua equipe com mais tempo livre para focar em outras atividades importantes para o funcionamento da sua clínica ou consultório médico. 

Conheça o Doctor Max e descubra o melhor aliado para uma gestão de sucesso. 

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Marketing de Relacionamento: o que é e como implementar na sua clinica?