Definindo o comissionamento para os médicos da sua clínica

Não é novidade que o comissionamento de profissionais ainda deixa muitos gestores e empreendedores com dúvidas. Apesar de ser recorrente no mundo dos negócios, alguns questionamentos ainda cercam essa temática. 

No entanto, o comissionamento dos médicos da sua clínica, também conhecido como repasse ou rateio, pode trazer diversos benefícios. Além de motivar sua equipe, essa poderosa ferramenta pode te ajudar a garantir a fidelização de clientes e alimentar o seu ciclo financeiro.

Pensando nisso, nós do Doctor Max preparamos esse post especialmente para você, que ainda tem dúvidas na hora de definir o comissionamento dos seus profissionais. Vamos lá?

Definindo e calculando o melhor tipo de comissionamento

Definindo e calculando o melhor tipo de comissionamento

Antes de começarmos a falar sobre essa ferramenta, é importante ter em mente que existem vários tipos de comissionamento. Por isso, é necessário entender qual é o melhor caminho a se seguir quando tratamos sobre esse assunto.

Duas das principais formas de calcular o comissionamento dos seus médicos é determinar a comissão por consulta ou por quantidade de atendimentos. Por exemplo, o médico pode receber a comissão fixa ou variável de acordo com o número de atendimentos realizados ou tipo de consulta.

Mas, qual a diferença entre esses dois tipos de comissão?

Comissão fixa

Com a comissão fixa, o profissional receberá de acordo com quantidade de consultas realizadas. Ou seja, esse tipo de cálculo é indiferente ao tipo de atendimento que foi prestado. 

Nesses casos, mesmo que o médico tenha realizado uma cirurgia ou qualquer outro atendimento mais complexo, o valor da comissão é fixo.

Caso opte por essa opção, é necessário sempre analisar o desempenho e a satisfação dos pacientes. Com isso, você garante uma maior produtividade, mas sempre com foco no melhor atendimento.

Comissão variável

Já na variável, é necessário dividir os atendimentos por categorias e definir uma porcentagem fixa sobre esses serviços. Por exemplo, você pode dividir por consulta, exame, etc.

Uma vez separados, basta definir uma porcentagem sobre o valor de cada tipo de atendimento. É importante ter esses dados e informações bem definidos com os seus colaboradores antes de realizar uma nova contratação.

Com isso, a comissão é baseada em qual tipo de atendimento foi realizado, e não na quantidade. Vale também definir um valor mínimo para cada consulta e determinar uma porcentagem atrativa para os seus profissionais.

Qual tipo de comissionamento escolher?

Agora que você já sabe quais os dois principais tipos de comissionamento, vale a pena listar os prós e contras de cada um. Entender qual método faz sentido para a sua clínica é fundamental para garantir a satisfação da sua equipe.

Portanto, faça o trabalho de casa e veja qual tipo de comissão é mais favorável ao seu tipo de negócio. O comissionamento por consulta pode ser interessante para clínicas que realizam atendimentos mais complexos e de maior investimento, como cirurgias. 

Calcule seus gastos e defina uma porcentagem atrativa do valor da consulta para ser repassada ao seu profissional.

Já o comissionamento por quantidade de atendimentos é mais recomendado para clínicas com fluxo considerável de pacientes, com atendimento clínico geral e de emergência. Contudo, vale ressaltar que ao optar por essa opção é importante acompanhar a qualidade e satisfação dos seus pacientes.

A comissão e a qualidade na prestação de serviço

A comissão e a qualidade na prestação de serviço

Quando o assunto é comissionamento, a principal dúvida que ainda surge é em relação a prestação de serviço. É normal que os gestores e donos das clínicas tenham receio em relação a qualidade do atendimento que está sendo oferecido aos seus pacientes.

Com a comissão, é importante acompanhar de perto a  satisfação dos clientes. Para isso, existem dicas que podem te ajudar a driblar esse medo e garantir a melhor experiência ao seu paciente.

  • Realize pesquisas de satisfação

Poucas ferramentas te dão uma visão tão ampla da qualidade do seu serviço quanto a realização de uma pesquisa de satisfação. Com a tecnologia, há diversas maneiras de implantar essa ferramenta na sua clínica. 

As pesquisas podem ser realizadas por e-mail, whatsapp e até mesmo por ligação telefônica após uma consulta ou exame. Com isso, você mostra que se importa com a qualidade no atendimento e com a experiência do seu cliente.

  • Fique de olho nos retornos

Outro maneira de perceber como anda a qualidade do atendimento médico é mensurar o retorno dos seus pacientes

Caso haja uma queda no número de retornos, ou pacientes que utilizaram o seu serviço apenas uma vez, vale a pena investigar as possíveis causas dessa abstenção.

A partir desses dados você conseguirá traçar novas estratégias no atendimento, garantindo a fidelização e a satisfação do seu cliente.

Enfim,

Sabemos que com o comissionamento, muitas dúvidas podem surgir. No entanto, algumas ferramentas podem te ajudar a sair das planilhas e deixar essa prática mais eficaz na sua clínica médica.

Já equipado com a funcionalidade de comissionamento, o Doctor Max te ajuda de forma simples e sem dor de cabeça, a iniciar essa nova etapa.

Além do comissionamento, o nosso software de gestão médica também te auxilia no controle financeiro da sua clínica, na confirmação de consultas e mantém a sua agenda sempre organizada.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar o nosso blog e compartilhar com a sua equipe.

Agradecemos a sua leitura!