6 fatores que influenciam uma boa experiência para o seu paciente

Você já se perguntou como é a experiência do seu paciente no consultório ou clínica? 

Qual o nível de satisfação após a finalização do atendimento? 

Ou então, a expectativa que ele tem sobre o próximo atendimento? 

Responder essas indagações é muito difícil, porque você não está na perspectiva do paciente. 

Os únicos que podem respondê-las é o paciente e só deles a avaliação pode ser conclusiva.

Fazer questionários após o tratamento ajudará no momento de elaborar métricas para medir o desempenho, por este motivo é muito importante que você saiba das principais informações para gerir um consultório e clínica médica.

Após elaborar essas métricas, é essencial partir para ação, encontrar os principais pontos de descontentamento em relação a experiência do paciente no consultório/clínica e trabalhá-los.

Listamos abaixo 6 fatores que podem influenciar à experiência do paciente no consultório médico:

Vamos lá?

1 – Excelência no atendimento telefônico:

Atendimento telefônico em clínicas médicas.

A ligação de telefone é muito utilizada pelo consultório médico, desde para receber ligações dos pacientes como confirmar consultas, etc. 

E é de extrema importância transparecer um bom tom de voz, ser objetivo e claro na apresentação. 

A recepcionista precisa ser qualificada para resolver quais forem os problemas, sempre com muita tranquilidade. 

É muito importante que o atendimento telefônico seja excelente, porque é nessa etapa (em muitas das vezes) que inicia a experiência do paciente no consultório. 

Por isso, é necessário cativá-lo com simplicidade e o objetividade.

2 – Oferecer atendimento online:

Realizar essas ligações pode acarretar muito tempo no atendimento. 

Por isso, você pode aderir a outras formas de comunicação, como atendimento online, onde o paciente possa marcar uma consulta pela internet e até enviar dúvidas. 

Ter essas funcionalidades deixará seu consultório destacado e criará um vínculo dinâmico entre os pacientes. 

3 – Qualidade no atendimento do ambiente físico:

Qualidade no atendimento do ambiente físico

Ter um espaço aconchegante ajudará em uma avaliação positiva para o seu consultório médico. 

Na sala de espera, o sofá ou as cadeiras necessitam ser confortáveis, ao modo que o paciente se sinta bem em esperar para a consulta ou o tratamento. 

Caso contrário, esse ambiente poderá influenciar negativamente na experiência. A contratação de um especialista: arquiteto ou um designer de interiores pode ajudar, principalmente em espaços pequenos.    

4 – Clima do ambiente agradável:

Além de uma ambiente físico aconchegante, o local necessita ser silencioso e bem iluminado. Se, por exemplo, o consultório/clínica tiver uma iluminação muito clara, isso afetará diretamente o estresse do paciente. 

Importante apostar em ambientes claros, com luzes e cores claras que não chamem tanto a atenção.  

5 – Recepção profissional:

O atendimento, como já dissemos, pode ser o primeiro contato do paciente no consultório ou clínica, e é por isso que deve haver investimentos em qualificações para as recepcionistas e as secretárias. 

O responsável pela recepção médica exerce um papel fundamental na perspectiva que o paciente tem do consultório ou clínica médica. 

A primeira impressão que o paciente tem da clínica está na postura que a recepção passa.

6 – Pós atendimento:

Contato após o atendimento médico

Você ainda pode prolongar a experiência do paciente após a consulta ou tratamento. 

Isso influenciará positivamente na taxa de retenção dos pacientes. 

Manter-se em contato com o paciente é fundamental para um relacionamento engajado. 

Sua clínica pode enviar dicas por SMS, desejar feliz aniversário ou atualizá-lo. 

O importante é manter-se em contato com o paciente para que ele não se esqueça do consultório. Assim, a experiência sobre o seu consultório ou clínica médica sempre terá uma avaliação positiva.

Por fim,

Existem ainda muitos outros fatores que influenciam uma boa experiência no consultório.

O importante é preocupar-se em levar os serviços com qualidade em todos os setores do consultório onde o paciente entrará em contato. 

Neste post blog você viu 6 fatores que influenciam em uma boa experiência do paciente no consultório, desde o atendimento telefônico, onde a atendente necessita transparecer tranquilidade e objetividade até depois da consulta, onde o consultório entrará em um contato com paciente. 

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Agradecemos a leitura!