Como ter aumento de receita na sua clínica médica?

As margens de lucro de uma clínica médica se relacionam diretamente com a gestão que se encontra neste estabelecimento. Então, se o seu objetivo é aumentar a receita do seu negócio, é essa área que deve receber a sua atenção.

O primeiro passo para aumentar a rentabilidade é otimizar os processos para a gestão do consultório médico. A melhor maneira de fazer isso é através da digitalização e modernização desse setor. Você sabe como isso acontece?

Tecnologia e produtividade são palavras que combinam. Desde assuntos de gestão, atendimento ou consultas, quanto mais produtivas são as atividades executadas na clínica em um dia ou em um mês, maior é o lucro registrado. 

Não é novidade que a tecnologia aumenta a produtividade, alavancando, como consequência, as margens de lucro.

Quanto mais em direção ao digital o médico andar, mais expressivas serão as receitas. Nesse artigo, vamos mostrar como o profissional pode escalar os seus lucros e aprimorar o desempenho como gestor, ao fazer uso de ferramentas tecnológicas e modernas e melhorando todos os setores da clínica.

Boa leitura!

A agenda como ferramenta para aumentar a receita
O prontuário eletrônico e o aumento de receita
A fidelização de pacientes e o aumento de receita
A importância de captar novos pacientes para aumentar lucros
Como um sistema de gestão pode ajudar a gestão financeira?

A agenda como ferramenta para aumentar a receita

Você pode estar se perguntando como um instrumento usado exclusivamente para a organização pode ser visto como uma ferramenta para aumentar a receita. 

Ao permitir que o médico conheça o fluxo de pacientes em seu consultório, a agenda é uma ferramenta que pode ajudar o consultório médico a alcançar altos registros de lucro justamente porque rege a organização da clínica. 

Vale mencionar que a agenda é o termômetro que funciona para medir a saúde financeira da clínica médica. 

Uma agenda vazia, é sinônimo de perigo financeiro e uma agenda cheia, por sua vez, pode significar aumento de receita. 

A agenda eletrônica contribui ainda mais para que a clínica seja um local de organização e produtividade, pois permite ao profissional visualizar as consultas para o dia de forma remota e prática, ao ser acessada diretamente pelo celular. 

Além disso, a agenda online permite que todas as informações para a gestão e organização do estabelecimento médico fiquem centralizadas em um único lugar. 

Isso permite que os gestores tenham uma visão ampla do que está planejado para acontecer em um dia, semana ou, até mesmo, em um mês.

Essa visão horizontalizada da agenda ajuda a prever possíveis despesas que a clínica terá nos próximos dias, pois é possível verificar quais insumos precisam de reposição e serem comprados e a taxa de ocupação da agenda.

Ainda, essa ferramenta otimiza a tomada de decisões em caso de imprevistos, como a falta de algum paciente. A consequência dessa organização é o aumento da receita no consultório.

O prontuário eletrônico e o aumento de receita

Além da agenda, o prontuário médico do paciente também pode ser transferido do papel para o digital. Mais uma vez, a tecnologia intervém para que processos, antes demorados e menos frutíferos, aconteçam de forma mais rápida e produtiva.  

Uma cena comum em consultórios médicos é ver o paciente esperando minutos enquanto o profissional procura alguma informação no prontuário. Inúmeras folhas precisam ser vistas e revistas até que o dado seja encontrado.

Isso não acontece com o prontuário eletrônico. As informações podem ser obtidas rapidamente durante a consulta, além de elas ficarem armazenadas em local seguro, aumentando a segurança do paciente.

Então, em resumo, a tecnologia aplicada à agenda e ao prontuário ajuda no aumento de receita ao permitir que:

  • a clínica seja um local organizado, seja fisicamente, no atendimento ou consultas em si;
  • maior flexibilização de dados e integração de informações;
  • a segurança dos processos, de gestão ou de atendimento, seja garantida;
  • o tempo seja otimizado;

Além da implementação da agenda e prontuários eletrônicos, há outras áreas que precisam da atenção do gestor quanto o assunto é aumento de receita, como a fidelização de clientes e conquista de novos. Vamos entender como isso acontece.

Saiba mais sobre esta ferramenta, no artigo: Prontuário Eletrônico: 5 vantagens para sua clínica ou consultório médico 

A fidelização de pacientes e o aumento de receita

Tão importante quanto trazer novas pessoas para o consultório médico é fidelizar os pacientes que já realizaram consultas nele. 

A fidelização do seu público é essencial para a saúde financeira da sua clínica e para a construção da reputação do estabelecimento para outros públicos.

Então, de uma forma indireta, a fidelização de pacientes é sim uma forma de trazer novos pacientes para conhecer a sua clínica. Percebe o tamanho da importância de fidelizar pacientes? 

O único caminho para isso é construir uma relação de confiança com esse público que já foi conquistado uma vez.

O segredo para a fidelização de pacientes está no atendimento. Se o paciente é bem recebido e atendido, em um ambiente confortável e amigável, as chances de retorno para outras consultas são grandes. 

Para ter o melhor atendimento possível:

  • tenha uma equipe eficiente;
  • usufrua de um sistema de gestão que facilite agendamentos;
  • facilite a comunicação entre paciente e clínica por meio de ferramentas tecnológicas, como agendamento online; 
  • adote uma estratégia de lembretes para evitar faltas por esquecimento (o paciente se importa muito quando é lembrado);
  • Certifique-se que a sua clínica é um ambiente aconchegante, também no visual.

Ao aplicar essas ações, em um primeiro momento, a relação de confiança começa a ser construída. Contudo, é dentro da sala de consultas que a fidelização do paciente realmente acontece. 

O que o médico deve fazer para tornar a experiência do paciente positiva? A chave de uma consulta de sucesso consiste em:

  • oferecer um atendimento humanizado: escutar, entender e demonstrar zelo e preocupação com o seu paciente é primordial para que ele retorne;
  • gerar empatia e respeito: o profissional deve demonstrar que deseja ajudar aquele paciente e não medir esforços para que ele se sinta bem e acolhido;
  • ser claro na comunicação: não use jargões e termos técnicos para se comunicar com seus pacientes, pois eles podem se sentir incapazes, comprometendo a experiência deles na clínica;
  • prestar atenção na agenda e evitar atrasos: quando a consulta atrasou por causa do profissional, o paciente receberá a ideia de que ele não se importa com ele, pois pontualidade é sinal de respeito;

Com pacientes retornando consulta após consulta, pontualmente, o consultório terá sempre uma agenda cheia com compromissos recorrentes, garantindo o aumento de receita e a saúde financeira do consultório médico. 

Saiba mais sobre como melhorar a experiência dos seus pacientes no artigo: O que é um atendimento humanizado e qual a sua importância para uma clínica médica? 

A importância de captar novos pacientes para aumentar lucros

Em qualquer negócio, é preciso conquistar novos públicos com frequência. Afinal, quanto mais pacientes, mais consultas marcadas e mais receitas. A melhor estratégia para atrair novas pessoas é através do uso de marketing.

O público precisa conhecer a sua clínica antes de marcar uma consulta. A maneira mais eficiente de fazer isso é por meio das redes sociais e produção de conteúdo.

Vamos analisar algumas iniciativas que a clínica pode adotar para conquistar o público externo com o uso de mídias sociais:

  • Mantenha contato com o cliente interessado através de aplicativos de troca de mensagens instantâneas: o mundo é muito dinâmico para depender de troca de e-mails e telefonemas. Use o Whatsapp, por exemplo, para a troca de recados com possíveis clientes;
  • Invista em produção de conteúdo: divulgue seus procedimentos e benefícios em grandes redes, pois, além de o público aprender com as postagens sobre a sua especialidade ou recomendações, alguns podem ficar muito interessados e querer fazer uma visita. Tenha em mente que ninguém consome o que não entende;

Ao adotar essas estratégias, simples e que podem ser facilmente colocadas em prática, seu público irá aumentar e, com ele, seus lucros e receita.

O investimento em publicidade para sua clínica é essencial. Saiba como criar estratégias eficazes no artigo: Glossário de marketing para médicos

Como um sistema de gestão pode ajudar a gestão financeira?

Agora que você já sabe como conseguir margens de lucro mais expressivas, é o momento de pensar como controlar recursos, o que também deve ser feito de forma digitalizada para maiores resultados.

Um software de gestão tornará possível a implementação da agenda e prontuários eletrônicos, melhorar o atendimento para fidelização de pacientes e permitirá a troca de mensagens instantâneas com pessoas interessadas, para conquistar novos públicos.

Além disso, um software de gestão permite que você fique de olho em algumas métricas para acompanhar a saúde financeira do consultório.

Os indicadores, também chamados de KPIs, proporcionam uma gestão eficiente e mostram os aspectos que estão com um bom desempenho e aqueles que precisam ser melhorados, em questão de retorno financeiro. Entre as principais, é importante que o gestor fique de olho nas:

  • Taxas de agendamentos e cancelamentos: acompanhe os padrões de atendimento da sua clínica. Pergunte-se se há um período do ano que tenha muitos cancelamentos ou fila de espera;
  • Ticket médio: é a média de gastos de cada paciente da clínica em um período de 30 dias. Acompanhe essa métrica, pois é preciso ter um controle minucioso dos recursos que saem da clínica para poder registrar maiores margens de lucro;
  • Taxa de captação de novos clientes: este indicador deve ser acompanhado regularmente e é fundamental para a gestão financeira, pois é o retrato de como as estratégias de marketing estão funcionando e permite verificar a taxa de fidelização desses novos clientes também;
  • Taxa de retenção: é essencial para entender como está o processo de agendamento e concretização da consulta e permite traçar estratégias para pacientes faltosos, em casos de ela estar elevada;
  • Faturamento: nada mais é do que o acompanhamento de entradas e saídas, o fluxo de caixa. Acompanhar essa métrica é importante para medir a lucratividade da clínica e direcionar dinheiro para investimentos;
  • Taxa de inadimplência: permite manter a situação de clientes pagadores e devedores controlada;
  • Taxa de ocupação: está relacionada com o tempo que seu consultório permanece ocupado com atendimentos.

Através da implantação de um software, como Doctor Max, relatórios com essas métricas são calculados e disponibilizados de forma automática para a gestão da clínica. 

Isso significa mais produtividade, otimização do tempo e a confiabilidade dos dados obtidos. E tudo porque a tecnologia certa está sendo utilizada.

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