Por que migrar das planilhas para um software de gestão médica?

Muito se fala sobre parar de utilizar papel em suas atividades profissionais. Acontece que quando se escreve tudo em agendas de papel, blocos de notas de papel, folhas e mais folhas, as informações acabam perdidas e desorganizadas.

Migrar para soluções tecnológicas acaba sendo a solução mais plausível. Mas muitos gestores não querem investir em um software, e acabam optando por planilhas.

As planilhas de excel são muito famosas no meio dos empreendedores. Porém, eles não são a melhor solução para uma gestão médica efetiva. 

Primeiramente, o manuseio das planilhas médicas do excel é bastante complicado. Em segundo lugar, elas dependem de muitas ações manuais demoradas, ficando a mercê do erro humano. 

Um sistema para médicos funciona a partir da automação.

Tornando os processos mais ágeis otimizando as tarefas e aumentando a qualidade das tarefas desenvolvidas. 

Se perguntando porque migrar das planilhas para um software de gestão médica? Confira: 

1. Facilidade no manuseio do sistema

Para utilizar uma planilha é preciso decorar pequenas fórmulas e tomar muito cuidado para não fazer os lançamentos errados.

Muitas vezes, um consultório ou clínica conta com 3 ou mais planilhas que devem ser atualizadas e nutridas no dia a dia. 

A usabilidade de um software de gestão médico, é muito maior, uma vez que a ferramenta é pensada para tornar as tarefas  diárias de uma clínica ou consultório médico, mais fácil. 

Os módulos do sistema ajudam a organizar as informações.

As atividades apenas devem ser desenvolvidas no sistema, e as planilhas de resultados para análise do negócio, são geradas automaticamente e entregues ao médico gestor.

2. Mais recursos disponíveis e integrados

Se o seu consultório ou clínica médica conta com planilhas, é provável que os processos de sua clínica não sejam unificados.

Um armário com diversas gavetas armazena uma série de documentos e prontuários.

Uma agenda de papel, ou online é utilizada para registrar os agendamentos. Cada tarefa precisa de uma ferramenta diferente para ser desenvolvida.

Isso gera uma perda de tempo gigantesca no dia a dia de sua equipe.

Além do mais, fica difícil para o médico gestor controlar todas as atividades desenvolvidas pela equipe.

Um sistema médico possui todas estas ferramentas em um só lugar, facilitando o desenvolvimento do trabalho de todos, unindo informações e automatizando processos. 

3. Aumento da segurança

Seu computador acaba sofrendo com uma falha e todas as informações salvas ali são perdidas. Inclusive suas planilhas.

Isso significa que o trabalho de meses, ou até anos, é perdido em um instante.

Um software oferece o armazenamento seguro de todas as informações. Assim, você não perde nenhum documento, e pode acessar facilmente estes dados de onde quiser! 

4. Consistência na tomada de decisão

Parte das obrigações de um gestor, é tomar decisões acerca do seu negócio. E para que isso seja feito da melhor maneira, é necessário consistência nas decisões.

Portanto, o médico gestor deve contar com relatórios para analisar seus resultados, descobrir quais os gargalos da gestão, e encontrar as melhores soluções.

Como já destacamos, um sistema de gestão centraliza as atividades, e portanto, também centraliza as informações.

Assim, ele gera relatórios que mostram o quadro real da clínica ou consultório médico.

Permitindo que o gestor tome as decisões pertinentes com consistência.

5. Economia de tempo

A otimização das tarefas é essencial em um negócio, e para isso dois fatores deve ser alinhados: A economia de tempo e a qualidade das tarefas são os fatores que compõem a otimização.

Em uma mundo onde tempo é dinheiro, ganhar ou até mesmo economizar ele em uma empresa, é OURO! E a economia de tempo é uma das principais vantagens de um sistema médico de gestão.

Não deixe de lado este fato: Uma sistema médico de gestão pode fazer sua clínica ou consultório médico lucrar muito mais. 

Conheças as ferramentas poderosas do Doctor Max e alcance a alta performance de sua clínica médica!

Como criar um plano de negócio para clínicas médicas?