5 dicas para o atendimento médico pós-pandemia

O impacto da pandemia de coronavírus no atendimento em clínicas e consultórios médicos foi muito grande. E muitas das transformações desse período vão se manter mesmo no pós-pandemia.

Durante a pandemia, tivemos:

  • Menos consultas presenciais;
  • Perda de pacientes que estavam fidelizados;
  • Clínicas de portas fechadas;
  • A chegada da telemedicina;
  • O crescimento do uso das redes sociais;
  • Uma atenção maximizada em biossegurança.

E esses são só alguns dos exemplos do que as clínicas e consultórios médicos vêm enfrentando no período de pandemia. Mas também é preciso tirar aprendizados desse período!

Estamos tendo uma volta maior dos atendimentos presenciais, então é preciso se perguntar: como será o atendimento em clínicas e consultórios médicos no pós-pandemia?

A equipe Doctor Max explorou essa pergunta em um dos nossos artigos, que você pode conferir aqui: Como será o atendimento médico pós-COVID-19?

Sua clínica ou consultório também vai ter de se adaptar à essa nova realidade. Por isso, preparamos uma lista de dicas e estratégias para que você possa voltar a atender com qualidade e fidelizar seus pacientes.

1. Continue realizando teleconsultas

5 dicas para o atendimento médico pós-pandemia | Doctor Max

Uma das principais transformações do período da pandemia foi a autorização para aplicação de teleconsultas no exercício médico.

A aprovação veio do Conselho Federal de Medicina, com o objetivo de possibilitar os cuidados com a saúde mesmo em tempos de quarentena.

Contudo, tudo indica que a autorização vai continuar, pois além de ser útil para alcançar pacientes isolados, a teleconsulta também é uma ótima ferramenta para consultas de retorno.

Afinal, é importantíssimo ter consultas presenciais com seus pacientes. Contudo, muitas vezes é difícil para uma pessoa se deslocar até a clínica. Assim, com a teleconsulta você vai poder fazer acompanhamentos mais frequentes e dar dicas e orientações para seus pacientes em qualquer momento.

Então nossa primeira dica é: continue com as teleconsultas para complementar seus atendimentos médicos na pós pandemia. Isso vai permitir tratamentos mais completos e satisfatórios, além de uma melhora no relacionamento com o paciente

Além disso, manter as teleconsultas é algo que vai possibilitar também o atendimento de pacientes que ainda estejam com medo da Covid-19. Mas lembre: não deixe os atendimentos digitais substituírem as consultas presenciais! Ainda é essencial ter seu paciente dentro do consultório para uma análise mais completa.

2. Mantenha a atenção na segurança de seu consultório

Durante a pandemia, a biossegurança em clínicas e consultórios médicos se tornou mais importante do que nunca. Tudo para proteger seus pacientes, sua equipe e o próprio médico dos riscos de contágio.

Contudo, no pós-pandemia você deve continuar seguindo esses direcionamentos! Assim, você inspira mais confiança nos pacientes e protege sua clínica de doenças infecciosas – seja a COVID-19 ou qualquer outra.

3. Marque presença nas redes sociais

A população brasileira está cada vez mais conectada à internet, e isso aumentou ainda mais nos tempos de pandemia, com uma explosão no uso das redes sociais.

Então, para lidar com esses pacientes cada vez mais digitais, sua clínica também precisa estar presente nas redes!

Nessas redes, você pode publicar orientações de prevenção, dicas de saúde e outros conteúdos que tenham relação com a sua especialidade. Tudo isso mostra que sua clínica é autoridade no assunto, atrai mais pacientes e aumenta a confiança no seu trabalho.

Além disso, as redes sociais podem ser usadas como um meio de comunicação com seu público, seja no pré ou no pós-atendimento. Isso favorece a fidelização de pacientes.

4. Invista na humanização do atendimento

No pós-pandemia, um atendimento médico humanizado será mais importante do que nunca! Lembre de mostrar para o paciente o quanto sua clínica se importa com ele, atenda-o com empatia e deixe claro que ele é o principal foco da sua atenção durante qualquer momento do atendimento.

Isso inclui um pré-atendimento atencioso, que entenda as necessidades do paciente, trate ele com simpatia e agende a consulta de forma a se adequar aos horários dele.

Na clínica, a recepção também deve ser cuidadosa, demonstrando atenção. Assim como a consulta em si – o médico precisa mostrar total atenção no problema do paciente, com empatia, compreensão e disposição para ajudar. Lembre-se: um médico nunca deve demonstrar pressa durante a consulta.

Por fim, é importantíssimo realizar um pós-atendimento, para avaliar como está o paciente, verificar a eficiência do tratamento e avaliar sua satisfação com a consulta.

5. Tenha uma gestão mais digital

5 dicas para o atendimento médico pós-pandemia | Doctor Max

No pós-pandemia, a agilidade e a eficiência do atendimento médico vão ser cada vez mais cobradas. Por isso, é essencial contar com ferramentas tecnológicas que ajudem sua gestão.

Uma agenda online, por exemplo, é fundamental para que você possa controlar melhor os atendimentos de cada dia – ainda mais se houver mais do um médico em sua clínica.

O prontuário eletrônico é outra ferramenta indispensável, para que você faça um atendimento personalizado e preciso, tendo as informações do paciente sempre ao alcance.

Também podemos lembrar das vantagens da prescrição digital, que melhora o tratamento, evita erros e perdas, e pode ser enviada a distância.

Conclusão

Todas essas dicas são essenciais para garantir um ótimo atendimento médico no pós-pandemia. Mas para te ajudar a alcançar a excelência nesse período, com mais fidelização de pacientes e resultados positivos na clínica, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto:

Confira nosso checklist sobre o atendimento no pós-pandemia e garanta uma gestão muito melhor para esse momento: