Como definir o preço da consulta?

Seja no momento de abrir sua clínica médica ou no andar da gestão, diversas questões precisam ser resolvidas e renovadas.

Nada é imutável e uma dos momentos mais importantes é a decisão de qual será o preço de suas consultas médicas?

Estabelecer o preço da consulta no seu consultório ou clínica médica não é uma tarefa simples.

Muito além do lucro, a precificação envolve diversos elementos para compor o valor final. 

A definição do preço da consulta está ligada, principalmente, a gestão financeira do seu consultório.

Por isso, fazer um planejamento financeiro envolve também precificar seu atendimento. 

Para tanto, é necessário levar em conta os custos para manter sua clínica, além do seu público alvo e tudo que estiver ligado ao financeiro de sua clínica médica. 

Quer saber como precificar seu produto de forma justa sem ficar em desvantagem no mercado e na lucratividade do seu negócio? 

Então continue a leitura e descubra como fazer isso: 

Considere todas as despesas do seu negócio

A precificação de consultas, assim como em qualquer negócio, está ligada diretamente a lucratividade. Por essa razão esta é uma questão tão importante de ser resolvida. 

O preço da sua consulta deve ser adequado e deve levar em conta o poder aquisitivo do seu público-alvo. Contudo, também deve ser o suficiente para pagar todas as despesas e ter um bom rendimento mensal.

Por isso, primeiramente, leve em conta suas despesas fixas, como: 

  • Os salários e encargos os trabalhistas de colaboradores;
  • Os custos com a limpeza do ambiente;
  • A compra e/ou o aluguel de materiais diversos e equipamentos;
  • Contas de água, energia, telefone e internet;
  • Aluguel e condomínio;
  • Impostos;
  • Investimento em softwares e ferramentas para sua gestão.

Também leve em conta outras despesas relativas a cursos, capacitações, simpósios.

Eles podem ser para o seu crescimento profissional, ou para de sua equipe de colaboradores. 

Estipule a lucratividade da sua clínica

Assim como as despesas devem ser calculadas, sua margem de lucro deve ser estabelecida.

É importante estabelecer um valor final ou uma porcentagem que seja baseada nas suas despesas. 

Para que você um valor ideal leve em consideração os seguintes tópicos: 

  • A especialidade em que você vai atuar;
  • Os valores praticados pela concorrência;
  • A demanda de médicos que atua na mesma área;
  • Investimento na estrutura do consultório;
  • A forma como o paciente percebe o valor da consulta.

O custo deve ser determinado por hora de atendimento, então esse cálculo depende do tempo de férias estipulado e dos feriados aos quais você e sua equipe vão aderir. 

Depois disso basta:

  • Definir as despesas e a divisão de acordo com os meses de funcionamento;
  • Fazer a contagem dos dias trabalhados por mês e multiplicar pela quantidade de horas que serão trabalhadas por dia;
  • Dividir o total de gastos pelas horas trabalhadas. O resultado é o custo de cada atendimento feito com duração de uma hora.

Faça uma análise da sua concorrência

Observar o mercado e a sua concorrência é uma atitude recomendada em todos os segmentos de negócio.

Não para copiar, mas para compreender como a precificação funciona para outros profissionais. 

Por isso você deve se atentar ao seguinte:

  • Qual a região onde estes profissionais atuam?
  • Qual a especialidade destes profissionais? 
  • Qual o preço da sua consulta cobrada por estes profissionais?
  • Qual o público destes profissionais? 
  • Qual o nível de experiência deste profissional? 

Então você saberá se está precificando sua consulta de acordo com a média cobrada na sua cidade ou região.

Contudo, mantenha em mente que estas informações são apenas um norte para te ajudar a tomar esta decisão.

A precificação de um atendimento médico necessita de uma análise do panorama completo para não tomar nenhuma decisão errada. 

Pense no que o seu consultório oferece e nos seus diferenciais perante a concorrência.

Estude e conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público alvo é essencial para definir o preço da sua consulta.

Por isso, antes de tudo, tente descobrir algumas coisas sobre este público em questão, como:

  • O que esses pacientes procuram? 
  • Quais as expectativas em relação aos resultados que podem ser obtidos através do atendimento? 
  • De que forma você contribui para isso? 
  • O quanto ele está disposto a pagar?

Para saber as respostas destas perguntas, você pode fazer pesquisas de mercado.

Dessa forma as informações serão captadas para que você faça a sua análise. 

Entre as diversas perguntas feitas na sua pesquisa de mercado, damos destaque para as seguintes: 

  • Qual a renda média destes pacientes;
  • Quais as principais necessidades;
  • Qual o valor pago atualmente pelas consultas;
  • Qual preço ele está disposto a pagar;
  • Qual valor chamaria a atenção dele;
  • Qual valor é muito acima do comum;
  • Qual a idade deste paciente.

Utilize um software médico para garantir uma boa gestão

Quando você dá o primeiro passo para abrir sua clínica, a precificação da sua consulta é um dos primeiros assuntos a definir.

Contudo, mesmo com a gestão já acontecendo há anos, quem sabe é o momento de mudar os preços de forma radical. 

É importante que de tempos em tempos o cálculo seja revisado e atualizado de acordo com o custo do funcionamento da sua clínica.

Como resultado, o gestor ou médico atendente, acaba tendo muito mais controle sobre a sua clínica

Quanto maior for a compreensão sobre a gestão financeira e administrativa, maiores  serão as vantagens na hora de planejar os futuros investimentos.

Se destacar perante a sua concorrência depende de uma precificação com valor justo por consulta mas também de uma margem de lucro favorável para você e sua equipe.

Para que isso possa acontecer de forma eficaz, é necessário reunir todas as suas despesas em um só local.

Dessa forma o gestor consegue visualizar de forma ampla sua situação financeira e ter controle dos seus custos e investimentos. 

A melhor solução para isto é a utilização de um software. O Doctor Max permite a análise de todo o fluxo de caixa, além das contas a pagar e receber.

Isso dá ao gestor uma visão ampla e exatidão de valores para calcular o preço da sua consulta. 

Ter como aliado um software seguro e especializado em clínicas e consultórios médicos como o Doctor Max vai garantir uma gestão eficiente e produtiva.

Conte com o Doctor Max para uma gestão financeira e administrativa lucrativa e otimizada! 

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