Novembro azul: como realizar uma campanha eficaz na sua clínica médica?

O novembro azul é uma data muito importante de ser trabalhada em sua clínica ou consultório médico. O mês é destinado a levar informação a respeito do câncer de próstata, o segundo tipo de câncer que mais mata entre os homens, perdendo apenas para os tumores de pele.

Além disso, a data desmistifica preconceitos em relação ao exame, e reforça importância de exames preventivos anuais para pessoas do sexo masculino acima dos 50 anos, ou então acima dos 45, caso haja histórico na família.

Na sua clínica ou consultório médico, é possível fazer uma campanha de conscientização que seja eficaz, e que mostre o quanto cuidar da saúde é essencial. Por isso, separamos algumas dicas para que essa missão seja feita com sucesso.

Mas antes de entrarmos direto nessas dicas, vamos entender um pouco mais sobre essa data tão importante. Continue lendo este post!

Como surgiu o novembro azul

A campanha do Novembro Azul surgiu na Austrália, em 1999. Como uma brincadeira, um grupo de amigos decidiu deixar o bigode crescer para reforçar a importância de cuidar da saúde masculina.

A ação foi ganhando mais adeptos, e o grupo começou a realizar ações voltadas para essa finalidade. O que era arrecadado era doado às instituições de caridade.Em 2004 foi criada a Movember Foundation Charity, devido ao sucesso do movimento, sendo Movember a junção de Moustache (bigode em inglês) com November (novembro). 

Já no Brasil, as primeiras menções a Novembro Azul foram trazidas pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, lá em 2008, tendo a primeira campanha oficial lançada em 2011, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. O dia 17 de novembro foi escolhido como dia mundial de combate ao câncer de próstata.

A importância do novembro azul

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Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022 mais de 65.800 brasileiros serão diagnosticados com câncer de próstata. No entanto, se a doença for descoberta logo no início, a chance de cura é de 90%.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, 82% das mulheres brasileiras se consultaram com um médico. Enquanto isso, esse índice ficou em apenas 69% nos homens. 

E mesmo os homens que vão até ao médicos, 7 em cada 10 fazem essa visita por insistência das esposas ou então dos filhos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Por esses motivos, falar sobre o novembro azul, especialmente em espaços de saúde, como clínicas e consultórios médicos é tão importante. Conscientizar o paciente é fundamental para que os exames sejam realizados anualmente, caso seja necessário, e trazer mais qualidade de vida. 

Mas não sou urologista, devo ainda assim fazer a campanha do novembro azul?

A resposta curta e simples para essa resposta é: Sim! 

Vale ressaltar que mesmo não sendo o médico especialista responsável pelo exame, você pode sim conscientizar o seu paciente. Além disso, se você tem uma rede de contatos, o famoso networking com outros médicos, você pode indicar um profissional para o seu paciente.

Dessa forma, você alimenta essa rede de indicações e faz com que outros profissionais também te indiquem. Mas lembre-se que a campanha do novembro azul vai muito além do marketing, o foco principal é a prevenção e a conscientização do paciente para a importância do exame.  

Como trabalhar o novembro azul na clínica médica

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Agora que vimos como surgiu essa data e a sua importância, vamos partir para a prática. Afinal, o que posso fazer na minha clínica para trabalhar a campanha do Novembro Azul?

Separamos aqui 6 formas simples de reiterar a importância da data na sua clínica ou consultório médico. Sem mais delongas, vamos para a primeira ação.

Cartazes informativos

Uma forma de trabalhar o Novembro Azul na sua clínica é disponibilizar cartazes informativos sobre a data em lugares estratégicos. Os mais indicados são: recepção, sala de espera e dentro do consultório médico.

Você pode encontrar esse tipo de material no site da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) através deste link. Além de cartazes informativos, é possível baixar artes para camisetas, máscaras e faixas. O download do material é gratuito.

Este ano, o slogan da campanha da SBU é ‘Saúde também é Papo de Homem’.

Na decoração da sua clínica

Outra forma bacana de trazer o Novembro Azul para a sua clínica é investir na decoração. Esse tipo de ação é muito feita no Outubro Rosa, e pode ser replicada para essa data também.

Sendo assim, aposte em fitas, laços, além dos cartazes e banners, e outros detalhes que podem chamar a atenção do paciente e/ou acompanhante durante a consulta.

É uma forma sutil e não invasiva de lembrar o seu paciente que chegou a hora daquele check-up anual para manter a saúde sempre em dia.

Com a sua equipe

Além de reforçar a importância dessa data com a sua equipe do consultório, que tal investir em um uniforme azul para este mês? Uma camiseta específica? Ou então uma máscara com o slogan da campanha?

Existem diversas formas que a sua equipe pode fazer parte desse mês. Desde a entrega de um folder para os pacientes, adicionar broches ou laços nos uniformes, entre outras ações.

O importante é manter todos num mesmo foco, que é a prevenção.

Durante o atendimento clínico

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Além da sua equipe, é claro que você, médico, pode (e deve!) falar sobre os exames períodos com os seus pacientes. É claro que é preciso sentir, durante a consulta, o momento mais propício para trazer esse assunto. 

O ideal é deixar para o final da consulta, depois do atendimento ter sido concluído. Dessa forma, você consegue ter a atenção do paciente nesse assunto em específico.

Fale de novembro azul nas redes sociais

É inegável que as redes sociais têm um poder gigantesco para disseminar informações. E por esse motivo, usá-las para falar sobre o Novembro Azul é uma ótima ação. 

Se você não é médico urologista, mas quer mostrar o seu apoio à data, faça posts informativos sempre procurando informações de órgãos oficiais, como o Ministério da Saúde, ou então a Sociedade Brasileira de Urologia.

Já pensou em convidar aquele colega urologista para uma live no seu instagram ou facebook? Essa é uma ótima forma de engajar seus pacientes em volta de um assunto tão importante.

ou facebook? Essa é uma ótima forma de engajar seus pacientes em volta de um assunto tão importante.

O mesmo vale para médicos urologistas: aposte em lives, posts informativos, tire dúvidas dos pacientes a respeito do exame, entre outras frentes. Assim, você se aproxima do seu público levando informação de valor e cria ainda mais credibilidade.

Se você quer saber como utilizar o instagram, baixe nosso conteúdo gratuito “Instagram para médicos: o guia do sucesso!”. É só preencher aqui embaixo:

Mensagens e e-mails

Por último, e que pode complementar a ação das redes sociais, você pode enviar mensagens ou e-mails sobre a data e a sua importância. É uma forma simples e muito prática de manter seu paciente informado e tirar dúvidas.

Aposte em conteúdos ricos, com informações relevantes, e sempre se coloque à disposição para marcar uma consulta, ou então indicar um médico especialista ao seu paciente. 

Você pode contar com o Doctor Max para te ajudar nessa etapa, com o envio de mensagens e e-mails automáticos. Veja mais nas nossas funcionalidades!

Novembro Azul: Saúde também é papo de homem!

Chegamos ao final de mais um conteúdo! Vimos aqui como realizar uma campanha de Novembro Azul na sua clínica médica de forma eficaz. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de comentar e compartilhar com os colegas de profissão, e claro, com a sua equipe.

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Agradecemos a sua leitura, e até a próxima!

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