Quais conteúdos oferecer para seus pacientes em tempos de coronavírus?

Com a crise do coronavírus, muitas clínicas e consultórios médicos fecharam as portas temporariamente, e profissionais liberais da saúde pararam todos os atendimentos que não são urgência ou emergência.

Isso faz parte do movimento conjunto de isolamento social, para evitar a expansão da doença COVID-19.

Enquanto muitos médicos e profissionais da saúde estão fazendo a linha de frente no combate à doença e no tratamento de infectados, outros estão diminuindo seus atendimentos para evitar novos contágios.

Mas é possível fazer ainda mais contra o coronavírus em sua clínica ou consultório médico, levando informações para seus pacientes – não apenas sobre o coronavírus, mas sobre outras doenças, cuidados com a saúde e práticas saudáveis para o dia a dia.

Tudo isso ajuda a aumentar a imunidade de seus pacientes, manter sua saúde para evitar que eles precisem ocupar os prontos-socorros e hospitais que podem estar lotados por pacientes da COVID-19, e ainda é uma ótima forma de manter a relação entre médicos e pacientes.

Afinal, com o isolamento, é provável que muitos pacientes acabem se afastando de suas clínicas.

Isso põe em risco todo o trabalho de fidelização que sua equipe vem fazendo. A divulgação de bons conteúdos, que realmente ajudem os pacientes, vai fazer com que eles lembrem de sua clínica e voltem a consultar com você quando precisarem. 

Além disso, você ainda pode conquistar pacientes novos para sua clínica médica, que vão se informar através de seus conteúdos, iniciar uma relação de confiança com a sua gestão de saúde e buscar o seu atendimento quando precisarem e a crise tiver passado.

Por isso, um bom marketing médico para pacientes digitais é uma ótima opção para sua gestão de saúde continuar ativa, para sua clínica médica ajudar ainda mais no controle do coronavírus e para sua clínica estar pronta para a retomada!

Assim, quando o isolamento passar, você continuará tendo consultas e movimento no seu fluxo de caixa.

Marketing de conteúdo em clínicas médicas

O marketing de conteúdo é uma ferramenta muito útil tanto para grandes empreendimentos quanto para pequenas clínicas médicas. Ele é uma estratégia de marketing preferencialmente digital que trabalha com a geração de conteúdos para leitores na internet.

Você pode aprender mais sobre esses termos de marketing no nosso glossário de marketing para médicos. Mas o que é mais importante neste momento é entender o quanto o marketing de conteúdo pode ajudar tanto você quanto os seus pacientes e outras pessoas na internet. 

Sabemos que a grande maioria das pessoas vai direto para a internet quando tem alguma dúvida sobre a sua saúde, não é? Ainda mais agora: recentemente, o Google registrou que o termo “sintomas do coronavírus” estava sendo o mais buscado no Brasil inteiro.

Por isso, ao divulgar conteúdos na internet e ter presença digital, você pode alcançar essas pessoas. Tudo é questão de ter o que falar e saber se posicionar na rede mundial de computadores.

Redes sociais na relação entre médicos e pacientes

As redes sociais também podem ser muito úteis neste momento. Seu WhatsApp deve ser usado como uma forma de comunicação direta entre médicos e pacientes – algo muito importante para manter a relação com eles durante o período, e para tirar dúvidas. O WhatsApp integrado do Doctor Max ajuda na hora de cumprir essa tarefa.

Mas, além disso, você ainda pode usar as redes sociais para veicular conteúdos interessantes! O Instagram é uma ferramenta muito poderosa para isso, já que muitas pessoas que estão isoladas em casa o usam como uma janela para o mundo – e mesmo quem continua trabalhando usa o Instagram no seu dia a dia. O Facebook pode funcionar da mesma forma.

Outras formas de chegar até os pacientes com conteúdo útil e engajamento é através de campanhas de e-mail e SMS – funcionalidades disponíveis no seu Doctor Max.

Isso tudo também é marketing de conteúdo e, como antes, a questão é: saber como se posicionar e quais conteúdos publicar.

Como se posicionar na produção de seus conteúdos

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A melhor forma de decidir um posicionamento da sua gestão médica na internet e nas redes sociais é contando com um profissional da área do marketing. Ele vai conhecer o mercado, os anseios dos pacientes na área digital e até as estratégias de SEO do Google, para fazer seus conteúdos aparecerem para mais pessoas!

Mas já podemos te ajudar com algumas dicas para o posicionamento da sua gestão de clínicas na internet.

1.Posicione-se como apoio para os pacientes

O tipo de posicionamento esperado pelo público neste momento de COVID-19 é de apoio. As pessoas estão meio perdidas e bastante desesperadas nesta nova realidade, e a sua missão como profissional de saúde é ajudá-los a ficarem melhor.

Apoie, mostre que sua gestão médica está do lado de seus pacientes e deixe claro que eles podem contar com você!

2. Mostre-se combativo

Outro posicionamento interessante é o de combate. Mostre que sua clínica médica também está fazendo sua parte para enfrentar o coronavírus. Isso vai gerar ainda mais reações positivas da parte do seu público.

Mas é claro: junto com esse posicionamento sua gestão médica deve produzir conteúdos realmente interessantes e que ajudem de verdade. Assim, eles serão compartilhados por WhatsApp e outras redes, chegando para mais pessoas e ajudando neste momento difícil.

Que tipo de conteúdo sua clínica médica deve publicar?

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Definimos os possíveis posicionamentos para profissionais de saúde se comunicarem na internet neste momento de pandemia da COVID-19. Agora o que falta é discutirmos quais conteúdos podem ser interessantes para o público.

Seguindo nossas dicas, você conseguirá alcançar muitos públicos, fidelizar seus pacientes e ainda ajudá-los a passar por este período.

Vamos te mostrar aqui 5 tipos de conteúdos interessantes tanto para suas redes sociais quanto para sites e blogs. Confira:

1.Coronavírus e COVID-19

É evidente que o maior interesse da grande maioria da população hoje é a doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Por isso, profissionais liberais da saúde, clínicas e consultórios médicos devem, obrigatoriamente, tocar no assunto ao gerar conteúdo.

Mesmo que sua especialidade não tenha nenhuma relação com a doença e seus sintomas, você precisa se posicionar sobre esse assunto tão comentado.

Uma estratégia é reforçar as recomendações de cuidados com a saúde durante a pandemia. Mesmo que sua especialidade seja outra, você é um profissional da saúde e essa é a principal pauta neste momento.

Por isso, dê bastante foco às dicas de prevenção: lavar as mãos com frequência, não tocar o rosto, manter distância das pessoas, prezar pelo isolamento social,  entre outras. 

Já se sua especialidade for diretamente relacionada, você claramente tem muito assunto a tratar! Foque nesse tipo de tema e ajude as pessoas a enfrentarem este momento tão difícil.

Não esqueça: Esse é o tema mais importante do momento e é essencial para cumprir sua missão de cuidar da saúde de seus pacientes e das pessoas em geral.

2. Dicas diversas de saúde

Uma estratégia interessante de comunicação é falar sobre como é importante manter a saúde boa e a imunidade alta para evitar os efeitos mais prejudiciais do contágio com o coronavírus.

Isso é válido caso sua especialidade não se envolva com doenças respiratórias ou infectologia, e também se ela se relacionar diretamente com o tratamento e a prevenção da COVID-19.

Divulgue práticas saudáveis para o dia a dia. Você deve focar no que é específico da sua especialidade, porque é disso que você mais entende e essa é a melhor forma de ajudar as pessoas.

Mas também esteja preparado para diversificar. Dicas de exercícios e alimentação podem ser muito úteis neste momento, e atrair ainda mais pessoas para seus conteúdos especializados.

3. Comentários sobre notícias atuais

Neste momento de pandemia, os noticiários estão lotados de reportagens de saúde! A grande maioria delas está focada no coronavírus, mas há outras também que tratam de saúde no geral.

Lembre que muitas pessoas estão conectadas nos noticiários para saber mais sobre a pandemia, por isso comente essas notícias para conseguir mais engajamento e fazer as pessoas se interessarem no conteúdo de sua gestão médica. 

Você pode usar até artigos opinativos para demonstrar e embasar posturas que sua clínica médica também segue. Mas cuidado ao entrar em polêmicas. Algumas podem piorar sua relação com seus pacientes.

4. Combate às fake news

Provavelmente você já recebeu algum tipo de corrente no WhatsApp falando sobre métodos milagrosos de lidar com o coronavírus, ou com qualquer outra doença, não é?

Esse tipo de comunicação é perigosa! Pode gerar danos para as pessoas e ainda fazê-las se sentirem mais seguras do que realmente estão. Isso faz com que elas relaxem nos cuidados contra a doença, o que é muito arriscado.

Por isso, quando acreditar ser interessante na sua especialidade, utilize seus conhecimentos médicos, mostre como essas notícias são falsas e apresente o que se sabe cientificamente sobre o assunto.

Afinal, você é um profissional de saúde, especialista em sua área. Você é uma voz de autoridade, que pode ajudar no combate a essas informações tão nocivas.

5. Dicas sobre a sua especialidade

Este tipo de postagem é essencial. Seja qual for a sua especialidade, você deve aparecer ao público como autoridade no assunto. Dê dicas, mostre quais são os sintomas das doenças que você trata e também discuta os tratamentos.

Ajuda seu público a manter-se livre dessas doenças. Assim, quando precisarem, eles saberão que sua clínica médica é um lugar realmente confiável para se tratarem.

Isso é ainda mais importante durante a pandemia. Como os hospitais tendem a ficarem lotados de pacientes da COVID-19, é interessante evitar mais pessoas doentes, não é? Este é um momento de solidariedade, e sua clínica pode fazer sua parte.

Comece a usar o marketing em seu consultório médico

Viu como você pode usar o marketing digital para ajudar o público e ainda consegue estabelecer uma relação de confiança com todo mundo que acessar seus conteúdos. Que tal começar já?

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Confira e saiba que você sempre pode contar com o Doctor Max para ajudar o crescimento de sua clínica.

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