Como se tornar um médico empreendedor?

Abrir uma clínica ou consultório médico não é apenas sobre atender pacientes e tornar o mundo um lugar mais saudável.

Não é apenas um sonho se tornando realidade, mas também uma empresa que existe e precisa ser administrada corretamente.

Quando um médico quer ter o próprio consultório, ele automaticamente deve se tornar um empreendedor.

E empreender pode virar uma verdadeira dor de cabeça, visto que durante a graduação em medicina não existem matérias que falem sobre administração de empresas. 

Atualmente, existe um mercado médico. Existe concorrência entre médicos e especialidades em comum, atuantes em uma mesma cidade.

Existem também empreendimentos, tendências, novos segmentos e oportunidades de investimento.  

Por consequência, temos que começar a falar de fato, sobre o empreendedorismo médico.

É necessário que este profissional tenha conhecimento de como organizar processos, operações, finanças e outros conhecimentos referentes à administração. 

Quer entender melhor sobre o mundo do empreendedorismo para médicos, e como ser um médico de sucesso também em empreender?

Então continue sua leitura e aprenda como garantir uma gestão efetiva do seu consultório ou clínica médica. 

Porque ser um médico empreendedor?

Ser um médico empreendedor é a melhor forma de construir uma base forte dentro do seu consultório odontológico, que promova o sucesso de seu empreendimento.

Isso trará muitos benefícios para o seu consultório ou clínica médica. Os principais deles são: 

  • Lucratividade sólida;
  • Melhora na satisfação de seus clientes;
  • Mais organização em seus processos;
  • Melhores resultados em todos os setores;
  • Mais eficiência no atendimento ao paciente. 

Como ser um médico empreendedor?

Agora que você entende a importância de se tornar um médico empreendedor, descubra como fazer isso na prática:

1. Conheça seu mercado

Conhecer o seu mercado médico junto dos profissionais que atuam na mesma cidade, ou região que você com a mesma especialidade, é essencial.

Para tanto, este é o primeiro passo tomar as decisões certas e guiar seu consultório ou clínica médica para o sucesso.

Para fazer isso, é válido avaliar e pesquisar quais são as demandas dos potenciais clientes em sua região.

Algumas tendências sempre acabam se destacando e você pode ser o pioneiro em sua cidade! E acredite, ser o primeiro traz sempre muita credibilidade para o profissional. 

Lembre-se de que você quer se tornar um médico empreendedor e isso requer que você vá além das práticas médicas aprendidas durante a graduação.

É importante que você tenha conhecimentos técnicos sobre administração para gerenciar de maneira eficaz sua clínica ou consultório médico. 

2. Realize cursos e treinamentos de empreendedorismo e gestão

Neste quesito, existe uma verdade absoluta: Conhecimento nunca é demais.

Justamente por isso é importante que você procure realizar cursos e treinamentos sobre empreendedorismo e gestão.

Dessa forma será possível compreender melhor os processos administrativos de sua clínica ou consultório médico. 

Existem muitos setores dentro da sua clínica, e eles envolvem a gestão financeira, organizacional, administrativa, e muito mais.

Sem deixar de lado a gestão de pessoas, que envolve sua equipe e seus pacientes. 

No que diz respeito a sua equipe, eles também devem ser treinados. Oferecer cursos para que eles desenvolvam melhor suas habilidades, trará muitos benefícios para o seu negócio. Existem muitos cursos online bastante acessíveis que não possuem custo alto.

Lembre-se de que existem muitos processos burocráticos envolvidos nos processos de sua clínica. Principalmente se você oferece atendimento através de convênios médicos.

Portanto garante que sua secretária ou recepcionista tenha acesso aos conhecimentos que podem te ajudar a desenvolver estas tarefas. 

3. Invista nas novas tecnologias e seja um profissional inovador

A tecnologia faz parte da nossa vida pessoal e deve fazer parte da sua vida profissional também. Pois assim como pessoalmente, a tecnologia pode facilitar a sua vida nos negócios. 

Fazer uso de tecnologias é crucial para oferecer um atendimento ágil, com qualidade e humanizado ao seu paciente. Aliar estes três fatores, é a melhor forma de alcançar a satisfação dos seus pacientes. 

Além do mais, este investimento transforma todos os seus processos internos, garantindo que os erros sejam diminuídos e a produtividade alcançada.

Contar com um software de gestão médico irá garantir que todos os setores da sua clínica funcionem de forma integrada e organizada. Garantindo que você, médio empreendedor, tenha acesso aos resultados. 

Fazer este controle e análise de seus números irá garantir que o gestor tome decisões de forma eficiente, considerando o cenário completo atual do seu negócio médico. 

Se você quiser aprofundar ainda mais esse assunto, temos eBook completo que trata justamente sobre a Tecnologia como aliada da gestão médica. Confere aí!

4. Estabeleça parcerias com outros profissionais da área

Quando se trabalha com especialidades médicas, é possível que você acabe recebendo um paciente cujo problema você não pode resolver.

Isso irá demandar que você o indique para outro colega, de outra especialidade, para ajudar este paciente. 

Lembre-se de que se você está passando por esta situação, é possível que o mesmo aconteça com outros colegas. Para tanto estabeleça parcerias com outros especialistas.

Dessa forma você poderá indicar o trabalho dele, e ele poderá fazer o mesmo pela sua clínica ou consultório médico. 

Um empreendedor busca sempre ter uma visão mais ampla de toda a situação, e entender que este é um mercado médico vai mostrar que desenvolver estas parcerias é um ótima forma de captar novos clientes. 

5. Divulgue o seu trabalho da maneira correta

É muito importante escolher uma maneira de divulgar o seu trabalho. Independente da sua escolha pelo marketing offline ou pelo marketing digital, é necessário ficar atento às exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Optar pelo marketing de conteúdo é uma boa opção. Primeiramente porque ele é aceito pelo CFM, mas também porque ele funciona muito bem.

No marketing digital, o conteúdo é que irá garantir que sua clínica ou consultório médico, consiga interagir com seus potenciais clientes.

Quer garantir uma estratégia de marketing digital eficiente? Então confira nosso post blog sobre Como criar marketing médico para pacientes digitais

6. Realize um controle financeiro eficiente da clínica

Gestão financeira é um assunto muito sério. Existem muitos empreendedores que não se preocupam em saber como realmente administrar seu dinheiro. 

A gestão financeira é um dos principais pilares que sustentam a administração da sua clínica ou consultório médico.

Controlar os meios de pagamentos é fundamental para que essa gestão mantenha-se no caminho certo.

Assim como controlar seu fluxo de caixa e estruturar os investimentos que serão feitos em sua clínica ou consultório médico. 

Como ser um médico de sucesso? A resposta é simples, colocando isso tudo em prática! 

Procure estar sempre atualizado, e garantir que sua equipe também esteja.

Vale a pena avaliar a possibilidade de investir em novas tecnologias, principalmente em um software de gestão para ter como aliado, médico empreendedor.  

Descubra todas as funcionalidades do sistema de gestão médica Doctor Max, e garanta que todos os setores da sua clínica ou consultório médico funcionem com alta performance. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *