Como se preparar para um paciente cada vez mais digital?

Há anos, a nossa sociedade está se tornando cada vez mais digital. A popularização dos computadores, o imenso crescimento da internet, a dominação das redes sociais e o surgimento do marketing digital criaram uma nova realidade, uma nova mentalidade e uma maneira diferente de convívio social.

Segundo a pesquisa internacional DataReportal, em janeiro de 2020 o Brasil já contava com 140 milhões de pessoas conectadas nas redes sociais – e a tendência é que a pandemia do coronavírus tenha aumentado ainda mais essa dependência do mundo digital!

Isso influencia toda a nossa forma de ver e lidar com o mundo à nossa volta. A presença digital se tornou parte inseparável do nosso dia a dia. E isso reflete também nas clínicas e consultórios médicos.

Há muitas novas tecnologias em clínicas médicas, que vieram para facilitar o tratamento, a gestão e até o contato com os pacientes. No entanto, há um risco sério que precisa ser levado em conta nessa realidade: se não for usada de forma correta, a tecnologia pode afastar ao invés de aproximar, complicar os processos ao invés de facilitá-los e deixar sua gestão médica muito mais truncada.

Para lidar com isso, é preciso saber usar as ferramentas e conhecer o seu paciente digital! Ter consciência da jornada percorrida por ele até chegar na sua clínica, entender suas demandas e necessidades e, enfim, melhorar o relacionamento com seu paciente.

Temos um eBook que fala sobre essa melhoria do atendimento em um sentido geral, e você pode conferir neste link: Guia Definitivo – Como fidelizar seus pacientes?

No entanto, neste material queremos falar especificamente sobre a importância de um atendimento de qualidade no seu consultório médico: um atendimento digital, mas também mais humano!

Como usar melhor as tecnologias em clínicas médicas?

Neste momento de transição das clínicas e consultórios médicos para uma gestão cada vez mais digital, é preciso estar atento principalmente em duas coisas: 

  • Saber usar as tecnologias em clínicas médicas de forma eficiente, para evitar que sua gestão médica fique ainda mais complicada;
  • Cuidar do atendimento ao paciente, favorecendo um relacionamento humano e que compreenda suas necessidades, para que as tecnologias aproximem, ao invés de afastar.

Para alcançar os dois objetivos, preparamos uma lista de dicas essenciais para a gestão de clínicas. Confira:

1. Ter as melhores ferramentas digitais

Como se preparar para um paciente cada vez mais digital? | Doctor Max

O primeiro passo é bastante simples: não adianta contar com um monte de ferramentas e tecnologias para clínicas médicas se elas não forem de qualidade!

Tecnologias que não priorizam a qualidade, a atualização frequente e um trabalho sério tendem a gerar mais problemas do que solucioná-los.

Já pensou ter uma ferramenta de teleconsulta que o paciente não consegue acessar  direito e que o médico precisa ter muito trabalho para conferir o prontuário e fazer anotações? isso ia atrapalhar muito esse atendimento, diminuir a satisfação do paciente e complicar ainda mais o trabalho na sua clínica, não é?

Um problema semelhante pode acontecer com a prescrição digital. Se sua ferramenta para emitir prescrições não for eficiente, não se integrar com o prontuário e não tiver relação com o sistema das farmácias, você acaba até colocando em risco o tratamento do paciente.

Por isso, não dá para contratar qualquer tecnologia sem conhecer seus benefícios e suas necessidades! Vale a pena fazer uma análise aprofundada de cada uma delas e adquirir suas ferramentas digitais de uma empresa que realmente conheça o que está oferecendo.

2. Contar com um bom suporte

Mesmo as melhores ferramentas para clínicas podem acabar tendo algum problema ou gerando dúvidas na hora da utilização. É nesse momento que você descobre a diferença entre uma boa empresa e uma que não é confiável: no seu suporte!

Se você contratou suas tecnologias de uma boa empresa e alguma ferramenta apresentar um tipo de erro, você deve ter acesso a um suporte atencioso, que resolva esse erro com velocidade e eficiência!

O mesmo deve acontecer em casos de dúvida. Você precisa ter pessoas prontas para te ajudar a utilizar as ferramentas da melhor forma possível.

Se as tecnologias forem de qualidade e o suporte for bem preparado, dificilmente você terá problemas ao utilizar as ferramentas e será muito mais fácil alcançar o objetivo de ter um uso eficiente das ferramentas.

3. Integrar as diferentes tecnologias na sua gestão

Cada uma das ferramentas tecnológicas apresenta funções bastante úteis para clínicas médicas mais digitais. No entanto, esse monte de funcionalidades pode acabar sendo um estorvo para a gestão, afinal, são muitas coisas para controlar!

Além disso, separadas, essas funções não conseguem alcançar todo o seu potencial. Já falamos como uma prescrição digital sem conexão com o prontuário eletrônico pode ser pouco efetiva, e isso é real para todas as outras funcionalidades, que acabam mais atravancando o trabalho do que levando ele adiante.

Com um trabalho realmente integrado de todas as ferramentas na gestão de sua clínica, a utilidade delas se torna muito maior! Elas funcionam em sintonia, fazendo com que sua gestão seja mais eficiente e desenvolta!

Vamos usar novamente o exemplo da teleconsulta Doctor Max: integrada com a agenda médica digital, ela permite organizar melhor sua programação do dia de acordo com o tipo de consulta, além de ter um envio automático do link da videochamada para o paciente .

Integrada ao prontuário, você tem acesso mais fácil às informações e um preenchimento mais eficiente de novos dados. Integrada à prescrição digital, você pode terminar sua teleconsulta já receitando medicamentos e tratamentos para seu paciente.

E esse é apenas um exemplo de como sua gestão pode ficar muito mais prática com integração entre as ferramentas. É por esse motivo que é tão importante contar com um bom software de gestão. Experimente conhecer as funcionalidades do Doctor Max para aproveitar essa vantagem.

4. Conhecer quem são os pacientes digitais

Como se preparar para um paciente cada vez mais digital? | Doctor Max

Se você busca oferecer um atendimento mais atencioso, é preciso realmente saber quem são seus pacientes nesta era digital: quais são suas necessidades, vontades e demandas?

Para isso, é muito útil marcar presença nas redes sociais, conversar com esses pacientes, responder suas dúvidas e prestar atenção neles. Isso envolve também criar um marketing médico para pacientes digitais.

Além disso, vale a pena realizar pesquisas com os pacientes, para buscar medir sua satisfação e conhecer suas principais necessidades. 

No geral, pacientes digitais exigem agilidade, mas também atenção e empatia no atendimento. Eles querem ser capazes de entrar em contato com sua clínica de forma rápida e digital. Também querem sentir-se importantes e bem cuidados, recebendo mensagens de acompanhamento. 

Eles buscam uma clínica com a qual possam se identificar, por também isso é importante estar nas redes sociais.

É claro que esse é apenas um padrão geral. As características variam entre diferentes pacientes e diferentes clínicas – é aí que entra a importância das pesquisas e do contato frequente com seus pacientes.

5. Humanizar o atendimento

Não se engane com a digitalização! Mais do que nunca, o atendimento humanizado é algo essencial para os pacientes digitais.

Eles buscam empatia, atenção e humanização. Querem ser tratados não apenas como problemas a serem resolvidos, mas como pessoas, que possuem um problema e precisam de ajuda.

É função do médico, então, buscar solucionar esse problema de forma empática, conversando e realmente ouvindo seus pacientes.

E também é função de toda a equipe médica fazer esse atendimento humanizado, seja na recepção, na triagem, na cobrança e em qualquer outro momento da jornada do paciente dentro de sua clínica.

Também é importante humanizar seus espaços, ter uma recepção confortável e sutilmente decorada, um consultório aconchegante e um ambiente agradável no geral. 

6. Ajudar o paciente a usar as novas tecnologias

Outro ponto essencial para adaptar a clínica aos novos pacientes digitais é entender que nem sempre eles vão saber como usar as ferramentas que estão à sua disposição.

Por esse motivo, é preciso ter uma mente aberta e bastante paciência para compreender qualquer dificuldade que o paciente mostre com a tecnologia.

Além disso, é importante também saber como instruir esse paciente a usar as ferramentas importantes, como o link da teleconsulta e outras tecnologias que sua clínica possa disponibilizar para ele.

7. Focar no relacionamento digital

Sabendo de todas as questões que discutimos, fica clara a importância de ter um bom relacionamento com o paciente. Hoje, boa parte desse relacionamento deve estar no mundo digital.

Marque presença nas redes sociais, poste conteúdos interessantes, responda comentários e se mostre realmente conectado aos pacientes digitais.

Conclusão

Preparar sua clínica médica para um paciente cada vez mais digital é um desafio, mas se você quer continuar a atrair pacientes, cuidar da saúde e gerar rentabilidade na sua gestão médica, é preciso enfrentar esse desafio.

Isso envolve um bom relacionamento com o paciente, boas ferramentas tecnológicas e, é claro, uma gestão médica preparada!

Quer melhorar ainda mais sua gestão e ter uma clínica médica pronta para o futuro? Saiba mais sobre o assunto assinando gratuitamente nossa trilha do conhecimento:

LGPD: Como ela se aplica na área da saúde?