Como reduzir faltas de pacientes nas consultas médicas?

Se pudéssemos eleger uma das dúvidas mais recorrentes dos médicos, essa com certeza estaria entre o top 3: “Como reduzir faltas de pacientes nas consultas médicas?”. 

Bom, sinto informar que não existe uma fórmula mágica ou uma resposta pronta para essa questão. Contudo, algumas ações podem melhorar essa questão no seu consultório e evitar que isso vire um problema para o seu negócio.

Continue lendo esse post e saiba como reduzir as ausências na sua clínica.

Porque os pacientes faltam nas consultas?

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Há diversos motivos que levam um paciente a faltar na consulta médica. No entanto, podemos listar as mais comuns: esquecimento, falta de organização (por parte do paciente) e imprevistos.

Por mais que alguns desses motivos sejam alheios ao consultório e sua política de agendamentos, existem algumas ações que podem ser feitas para reduzir faltas de pacientes nas consultas médicas.

Mas antes de passar por essas dicas, você já parou para pensar nos prejuízos que uma falta pode causar? 

Quais os prejuízos das faltas de pacientes?

Quando pensamos em faltas de pacientes, a primeira coisa que vem à mente é a questão financeira. Afinal, muitas clínicas e consultórios médicos contam com esse dinheiro antes mesmo dele ter chegado na conta (mesmo sendo uma prática errada no ponto de vista financeiro).

Mas as faltas dos pacientes pode ter outros prejuízos, para além do financeiro, como:

  • Tempo ocioso no consultório;
  • Desorganização da agenda;
  • Prolongamento do tempo de tratamento (em caso de retornos); 
  • Entre outros.

Por isso é fundamental utilizar táticas para evitar que faltas no seu consultório passem a ser cada vez mais frequentes.

Como reduzir as faltas de pacientes nas consultas médicas?

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Para te ajudar com essa missão, separamos 6 dicas que podem reverter os pacientes faltosos e evitar que novas ausências aconteçam.

Confira abaixo.

Lembretes de consulta

Pode até parecer clichê, mas muitos pacientes acabam faltando a consultas por esquecer a data e horário marcados previamente. Por isso é muito importante manter o costume de enviar lembretes da consulta, três ou dois dias antes do horário agendado.

Essa janela pode te ajudar caso seja necessário desmarcar o paciente por algum imprevisto, colocando outra pessoa naquele horário que vagou. Há diversas maneiras de fazer esses lembretes de consulta. As três mais comuns e mais simples são:

  • Ligação: é um meio fácil e rápido, porém pode ser considerado invasivo por alguns pacientes. Veja se esse é o melhor método para fazer esse lembrete.
  • Mensagem: é a mais usada para esse tipo de ação. Seja por SMS ou por Whatsapp, essa é uma ferramenta de alto grau de sucesso para lembretes de consulta.
  • Email: apesar de ser menos utilizado (e também menos recomendado), o e-mail pode ser uma terceira opção, caso as outras duas anteriores não tenham surtido efeito.

Lembre-se: esse é um trabalho constante e pode ser bastante moroso para a sua equipe. Se possível, tente automatizar com a ajuda de um sistema ou software médico. Você pode testar o Doctor Max gratuitamente e ver como podemos te ajudar com isso. Clique aqui embaixo e saiba mais:

Confirmação de consulta

A confirmação de consulta também é uma dica essencial para reduzir faltas de pacientes nas consultas médicas. É claro que imprevistos podem acontecer. No entanto, com a confirmação de consulta o risco do paciente simplesmente não aparecer é mínimo.

Essa etapa pode ser realizada junto com o lembrete de consulta. Mas se você e a  sua equipe preferirem, podem enviar o lembrete três dias antes da consulta, e realizar a confirmação no dia que antecede o atendimento.

Dessa forma, o seu paciente saberá que você conta com a presença dele na sua clínica ou consultório médico.

Dê várias opções de dias e horários de consulta

Essa é uma ação que pode dar ótimos resultados, pois se inicia logo no agendamento. Assim como médicos, os pacientes também têm outros compromissos durante o dia. Normalmente, a consulta também precisa ser encaixada na agenda corrida do seu paciente.

Por isso, é importante sempre escutá-lo e tentar ao máximo dar opções diferenciadas de dias e horários. Dessa forma, o seu paciente se sentirá mais confortável para escolher um dia mais tranquilo, o que reduzirá a possibilidade de falta.

Além disso, essa ação mostra que você valoriza o tempo e a disponibilidade do seu paciente, entendendo o lado dele e criando uma relação amistosa. Além de reduzir faltas de pacientes nas consultas médicas, essa etapa ajuda na fidelização.

Dê o exemplo ao paciente

Você já chegou atrasado na sua clínica médica? Deixou aquele paciente esperando? 

Sabemos que imprevistos acontecem, mas é importante dar o exemplo. Evite chegar atrasado e deixar o paciente sentado na sala de espera. Isso pode passar uma mensagem errada e fazer com que o paciente também inicie esse tipo de conduta.  

No mais, caso passe por algum imprevisto e atrase, peça a sua secretária ou recepcionista avisar ao paciente o quanto antes. Dessa forma você evita que ele se sinta prejudicado ou desvalorizado.

Mantenha um canal de comunicação com seu paciente

Você já ouviu aquela frase “tudo se resolve na base da conversa”? 

Ter um canal de comunicação aberto entre você e o seu paciente é também uma forma de evitar reduzir faltas de pacientes nas consultas médicas, bem como atrasos. Portanto, converse, tire dúvidas, esteja presente durante as consultas e passe tranquilidade e confiança ao paciente.

Dessa forma, criando uma relação com o paciente, você verá como as faltas vão diminuir na sua clínica. 

Cobre um percentual da consulta no ato do agendamento

Não por acaso, essa dica foi deixada por último. Isso porque cobrar um percentual da consulta no ato do agendamento pode ser uma medida um tanto quanto polêmica e até mesmo extrema para alguns médicos. 

É claro que com essa tática, a probabilidade do paciente faltar é muito menor. No entanto, não são todos que se sentem confortáveis com esse tipo de cobrança, o que pode causar desconforto.

O ideal é tentar todas as outras dicas primeiro. Depois, se na sua avaliação esse tipo de ação valer a pena, comece a cobrar. Obviamente, essa tática só funciona para clínicas e consultórios particulares, que não aceitam convênio, e para médicos que cobrem a primeira consulta.

Por fim,

Vimos aqui algumas dicas de como reduzir as faltas de pacientes nas consultas médicas. Você já fez alguma dessas ações na sua clínica? Como tem sido o resultado? Comenta aqui embaixo, deixe a sua experiência para outros profissionais.

E para deixar o seu consultório e a sua agenda cada vez mais organizada, acesse o nosso guia. É gratuito:

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Agradecemos a sua leitura e até a próxima!