Como reduzir custos em sua clínica ou consultório médico?

No mundo dos negócios, a otimização dos processos significa redução de custos. O mesmo serve para a sua clínica ou consultório médico. 

Organização, agilidade e automatização, são as palavras chave em relação a otimização e redução de custos. E é impossível falar sobre estes assunto sem citar a tecnologia. 

Reduzir custos é fácil quando se conta com um software no seu negócio. Um sistema de gestão para seu consultório ou clínica médica, automatiza diversas tarefas. E por consequência, você economiza. 

Muitos processos feitos manualmente se tornam repetitivos e ficam a mercê do retrabalho.

Quando otimizados estas tarefas, se reduz os custos de um estabelecimento e, por fim, torna sua equipe mais produtiva. 

O resultado disso é um negócio mais rentável e com resultados lucrativos. Quer saber como começar?

Então confira estas dicas de como reduzir custos em sua clínica ou consultório médico: 

Otimização na Gestão Financeira

A gestão financeira de uma clínica é algo primordial para o sucesso de um negócio.

A má administração dos recursos de sua clínica pode acabar levando a uma série de prejuízos financeiros. Por isso a gestão financeira deve ser feita com muita atenção.

A administração do financeiro também envolve a diminuição de custos. Ao possuir um software médico online para sua gestão, automaticamente você estará organizando todos os procedimentos e diminuindo seu custo de funcionamento.

Deste modo, é possível evitar que ocorram alguns erros simples, que no fim da contas, podem ser prejudiciais para o futuro da sua clínica. 

Um software vai poder te auxiliar com: o fechamento do mês, a compra de medicamentos, cálculo dos custos gerais com funcionários, produtos, conserto de aparelhos e todos os outros custos fixos.

Além do mais, evita que se esqueça de pagar boletos e contas a prazo. Este é um erro comum em muitas clínicas médicas.

Dessa forma, você evita que seja feito o pagamento de juros altos. O que faz toda a diferença no fechamento do caixa no fim de cada mês.

Mais controle do seu estoque

Normalmente, clínicas e consultórios médicos, realizam sua contagem de materiais e medicamentos em estoque, de forma manual. 

Para isso utilizam de anotações feitas em papel ou tabelas prontas salvas no computador.

Consequentemente isso pode possibilitar uma grande margem de erro, além é claro da falta de praticidade.

Além do mais, estes registros feitos em papel podem se perder em pilhas de outros documentos.

O que prejudica o controle. As planilhas salvas do seu computador, podem se perder caso a máquina acabe sofrendo algum problema ou defeito.

Ao optar por um software médico, sua contagem de estoque se torna muito mais eficiente e exata. 

Isso tem um reflexo positivo no financeiro, uma vez que as quantidades de materiais e medicamentos, são repostas apenas quando necessário.

Evitando qualquer tipo exagero nas compras, ou mesmo a falta de suprimentos. 

Economia de espaço físico

Para que sejam feitos os atendimentos em um consultório médico, muitos documentos são necessários.

A papelada gerada no dia a dia acaba enchendo gavetas e armários, criando pilhas e mais pilhas sobre as mesas. 

Guardar toda essa papelada e as documentações, serve apenas para desorganizar ainda mais a sua clínica ou consultório médico e ocupar espaço. 

Através da utilização de um software médico é possível dar adeus a isso. Um sistema de gestão permite que todos os documentos e informações geradas por você, se concentrem na nuvem. 

Além do mais, um software médico que guarda suas informações na nuvem, permite que todas as informações sejam armazenadas com segurança.

Dessa forma, o tamanho da sua clínica pode ser reduzido, o que significa menos gasto com iluminação, móveis para armazenamento. E até mesmo altos aluguéis devido ou número de ambientes necessários. 

Automaticamente se reduz os custos de sua clínica ou consultório médico. 

Diminuição das ausências nas consultas

Um problema bastante comum nos consultórios médicos é a ausência nas consultas agendadas. Por consequência, isso acaba ocasionando na perda de outros possíveis pacientes.

Vamos a um exemplo prático: Sua agenda está sempre com seus horários agendados e você possui uma lista de espera.

Sempre que um horário vaga antecipadamente, é possível chamar um paciente da lista de espera.

Toda vez que um horário fica vago na sua agenda, você deixa de receber, o que impacta diretamente na lucratividade do seu negócio.

A verdade é que um dos principais motivos da ausência nas consultas nada mais é do que o esquecimento. Por essa razão, um software ajuda a resolver esse problema.

Ao possuir um software médico, seus pacientes receberão um email ou SMS lembrando do agendamento, e requisitando a confirmação. Essa mensagem pode ser programada diretamente do seu software. 

Isso faz com que o paciente se lembre do compromisso. Caso ele precise desistir, ele pode notificar a clínica ou consultório.

Dessa forma a clínica sabe que existe um horário vago, antecipadamente, e pode oferecê-lo a outro paciente.  

Um software médico pode fazer muita diferença para a sua clínica ou consultório médico.

Principalmente quando estamos falando sobre diminuição de custos.

Contar com um software que ofereça a possibilidade do controle total de sua gestão financeira, é o pote de ouro em qualquer gestão! 

Descubra as funcionalidades do software Doctor Max e tenha um forte aliado na redução de custos da sua clínica ou consultório médico.

Como reduzir custos em sua clínica ou consultório médico?


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *