Rapport em clínicas médicas: como esta técnica pode ajudar no relacionamento com seu paciente

Você conhece rapport, sabe o que é essa técnica ou já ouviu falar sobre? Já experimentou usar rapport em sua clínica médica?

O atendimento ao cliente é uma das questões chave para garantir a lucratividade de sua clínica médica. Por isso você médico deve dar a devida importância para esta questão.

Diversas técnicas podem ser utilizadas para garantir que o paciente se sinta bem em sua clínica ou consultório médico. Uma das mais eficientes é o Rapport.

Quer conhecer esta técnica e como ela pode revolucionar seu atendimento ao paciente? Então confira:

O que é Rapport?

O rapport é uma técnica que inicialmente era utilizada apenas para aumentar vendas.

A verdade é que esta técnica é muito poderosa e também pode melhorar o relacionamento do médico ou secretária com o paciente.

A ideia central desta técnica é construir um relacionamento com seu cliente, que neste caso é o paciente da sua clínica.

A comunicação entre o médico e o paciente, para ter um rapport eficiente, deve ser muito clara.

Isso porque o médico precisa saber exatamente o que está acontecendo, enquanto o paciente precisa compreender a devolutiva do profissional, bem como como será o tratamento.

Como aplicar a técnica no seu dia a dia?

Existem muitas técnicas utilizadas pelo rapport, a mais famosa delas é o espelhar. Mas não pense que é a famosa imitação. Isso tem que acontecer de forma bastante sutil.

Imagine a seguinte situação:

Seu paciente chega está sentado na sua frente e ele faz diversas vezes um mesmo movimento com as mãos enquanto fala.

Ao perceber este movimento, ele pode feito por você num momento ou outro durante a consulta.

Dessa forma inconscientemente esse paciente se sente mais próximo de você e muito mais a vontade no seu consultório. 

Isso também pode acontecer na comunicação verbal com seu paciente. Procure-se espelhar no: tom de voz, sotaque, velocidade da fala, vocabulário e algumas palavras-chave.

Caso seu paciente utiliza algumas expressões com frequência, você pode fazer o mesmo. Se ele tem um vocabulário mais sério, faça o mesmo.

Por outro lado, se sua linguagem for mais despojada, vale a pena falar de forma mais simples, mas sem jamais perder a postura e profissionalismo. 

No que diz respeito a sua comunicação não-verbal, se atenha aos seguintes detalhes: respiração, gesto, postura (relaxado ou agitado), expressões faciais, expressões dos olhos. Tudo o que diz respeito ao modo como o paciente se movimenta. 

Quando estas semelhanças entram em jogo, o paciente se sente mais confortável durante o atendimento.

Como resultado, ele se sentirá bem no seu consultório e sairá com uma experiência positiva.

Um bom relacionamento entre médico e paciente é baseado na confiança, e a confiança se cria com uma comunicação harmoniosa. 

Outro ponto muito importante: estas informações devem chegar na sua secretária.

Isso porque se o paciente também se sentir bem com o atendimento dela, o resultado será um verdadeiro sucesso. 

O que você pode explorar com a técnica do rapport? 

1 – Contato Visual (mostra que você de fato está prestando atenção na pessoa); 

2 – Expressão Facial

3 – Postura Corporal

4 – Equilíbrio Emocional

5 – Tom de Voz – (Timbre)

6 – Andamento – (Timing)

7 – Volume – (Intensidade da voz)

8 – Comunicação Verbal – (Palavras)

9 – Comunicação Não-Verbal – (Gestos)

Por que o médico deve aplicar o Rapport?

Criar uma relação baseada em confiança com seu paciente é a melhor forma de garantir que ele voltará a consultar com você. Quando seu paciente confia em você, ele é fidelizado.

Pacientes fidelizados voltam sempre. Melhor ainda: indicam seu trabalho para outras pessoas. 

E antes de tudo, mantenha o seguinte em mente: apenas 7% de toda a nossa comunicação é verbal. Isso significa que aproximadamente 93% dela não é expressada pela palavra.

Portanto, é importante que o médico e a secretária estejam muito atentos aos sinais do corpo do paciente.

A busca pela melhora do atendimento ao paciente é importante garante bons resultados em sua clínica ou consultório médico.

Por isso é tão importante que você procure por soluções que ajudem a melhorar sua relação com o cliente.

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Rapport em clínicas médicas: como esta técnica pode ajudar no relacionamento com seu paciente?