Gastos desnecessários na clínica: saiba como evitar e ter mais lucratividade

Quando você se torna um gestor, responsável por administrar um negócio, fica perceptível a importância de diminuir os custos que não são realmente necessários. Principalmente se sua empresa está passando por um momento de crise. 

Evitar  este desperdício e ter gastos conscientes, é a primeira etapa para obter mais lucratividade no final do mês. 

Por essa razão, sua gestão financeira deve ser focada, não apenas em dar conta de todas às demandas e contas, mas também evitar gastos desnecessários mês a mês.  

Sua clínica médica é um negócio, e por isso a administração também deve estar focada nisso. Apenas dessa, maneira é possível alcançar uma gestão de sucesso.

É para ajudar você neste processo, e impedir que o corte de gastos acabe impactando a qualidade dos seus serviços, que criamos este post. Nele iremos falar sobre:

  • Análise de despesas
  • Corte de gastos sem perder qualidade
  • Conte com um sistema de gestão

Continue sua leitura e acompanhe mais sobre cada tópico para melhorar a saúde financeira de sua clínica ou consultório:

Analise as despesas atuais de sua clínica médica

Evite gastos desnecessários em sua clínica | Doctor Max

Primeiramente, o gestor deve analisar as despesas de sua clínica médica, entendendo como e quanto do dinheiro do caixa está sendo utilizado apenas para pagar suas contas. 

Uma boa maneira de iniciar esta análise é documentando os gastos de cada mês, e verificando quais contas possuem o valor mais alto. 

Em uma planilha, coloque todos os gastos que a clínica possui e o valor a que ele é referente. Se você tiver números de meses anteriores, faça uma média dos valores.  

Seja bem detalhista nesta documentação, incluindo desde os materiais para tratamentos e procedimentos, até o cafezinho que você oferece para sua equipe de funcionários e aos pacientes. 

Ao visualizar esta planilha no final do processo, o gestor estará pronto para seguir para a próxima etapa: o corte de gastos. 

Leia também: A importância da contabilidade para sua clínica médica

Realize o corte de gastos sem interferir na qualidade do seu atendimento

A necessidade de cortar custos, deve ser feita com cuidado. Caso contrário, o resultado será prejudicial para sua clínica.

Seus pacientes são a fonte de renda da clínica. Um atendimento que não seja positivo para estas pessoas, fará com que elas não retornem para novas consultas. E muito menos, que indiquem o profissional para amigos e familiares.

Portanto, procure economizar de maneira inteligente! 

Medicamentos e equipamentos são itens que devem ser da maior qualidade, para garantir que o trabalho do médico tenha as ferramentas necessárias para um bom atendimento e diagnóstico. 

Por isso, foque, por exemplo, em serviços que podem ser terceirizados, diminuindo o custo para sua clínica, como a limpeza como um todo e a manutenção de aparelhos.

Também é importante realizar buscas e pesquisas no mercado por fornecedores que ofereçam o melhor custo benefício para você. As diferenças de preço em alguns produtos, por vezes, pode chegar até 50%. 

Muitas pessoas passam meses ou anos comprando da mesma empresa, e deixam de fazer pesquisas. Pode ser que essa mudança faça com que você consiga ter uma margem de lucro ainda maior. 

Outra maneira de cortar gastos é optando por lâmpadas de LED. Elas resultam em uma grande economia de energia no fim do mês. 

Torneiras com sensores também podem ser uma boa opção, uma vez que elas só funcionam quando realmente tem alguém utilizando.

Também é importante conscientizar sua equipe de funcionários sobre a economia de energia, de água e de materiais. Estas ações podem trazer uma grande economia para o seu caixa. 

Invista em um software médico

Evite gastos desnecessários em sua clínica | Doctor Max

Para administrar existe uma série de burocracias e processos diários que custam tempo e dinheiro. Ao contar com um software médico, fica mais fácil cortar gastos e controlar toda a clínica médica.

Um sistema médico de gestão pode transformar sua gestão pois oferece ferramentas de agendamento de consultas, prontuário eletrônico, prescrição digital, controle de finanças, prontuários eletrônicos, armazenamento seguro de informações, dentre outras.

Com estas ferramentas, sua clínica deixa de realizar a impressão de tantos documentos, ganha tempo, maior controle sobre seus processos e acaba cortando gastos desnecessários. 

Conclusão

Aproveite estas dicas e corte custos para ter uma margem de lucro maior ao fim do mês. E caso você queijar melhorar sua gestão financeira por completo, confira o eBook: