Sete dicas para lidar com um paciente inadimplente

A inadimplência é um grande problema em qualquer empreendimento, e pode ser muito sério em clínicas médicas.

Afinal, muitas vezes seu paciente não está contando com o investimento que ela vai fazer no tratamento.

Mesmo em procedimentos em que o paciente se preparou antecipadamente, ele pode acabar sendo inadimplente pelos motivos mais diversos.

Isso dificulta muito a gestão financeira da clínica e é algo que deve ser muito bem considerado por médicos e gestores.

Há formas de reduzir a taxa de inadimplência, mas e quando sua clínica já possui um grande número de pacientes inadimplentes? Como lidar?

Confira 7 dicas para lidar com seus pacientes inadimplentes!

1- Organize o controle dos pagamentos

Sete dicas para lidar com um paciente inadimplente? | Doctor Max

O primeiro passo para lidar com a inadimplência dos seus pacientes é saber exatamente quais clientes não pagaram, o tempo em que eles estão inadimplentes e se eles costumam falhar nos pagamentos!

Ou seja, o segredo é ter informações! Com um controle dos pagamentos bem organizado, você consegue se preparar melhor para as cobranças e também saberá a forma ideal de se portar com cada cliente.

Para isso, você precisa de todas essas informações ao seu alcance! Um software de gestão médica como o Doctor Max pode ajudar com isso.

Deixando todos os dados reunidos e organizados, ele te deixa mais preparado para os próximos passos para lidar com clientes inadimplentes.

2- Dê um tempo para seu paciente

Muitas vezes a inadimplência é causada por esquecimento ou outros motivos pessoais do seu paciente.

Por isso, não faça a cobrança assim que a prestação vencer!

Dê para seu paciente um prazo de alguns dias – talvez uma semana – para que ele possa organizar seus problemas e fazer o pagamento.

Caso ele não pague nem entre em contato com sua clínica, comece o processo de cobrança.

Outra dica interessante é mandar um aviso de cobrança antes do pagamento. Assim você reduz os casos de inadimplência por esquecimento.

3- Analise o paciente inadimplente

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Assim que o paciente deixar atrasar seu pagamento, comece a analisar a situação dele com sua clínica.

Utilize os dados organizados da primeira dica para saber se ele costuma ser inadimplente e também se ele é um cliente importante para o seu negócio.

Confira o volume de faturamento que ele gera para sua clínica, há quantos anos ele é seu paciente e as perspectivas de continuar a fazer negócios com ele.

Isso facilita na hora de planejar a forma como você vai abordar essa cobrança.

4- Elabore estratégias de cobrança

Com essas informações, você pode organizar sua estratégia de cobrança com mais precisão!

Você saberá se pode ser mais agressivo na cobrança ou se deve se conter para que o paciente não se afaste da clínica.

Mas vale seguir mais algumas dicas:

  • Antes de cobrar mais incisivamente, avise o cliente com uma mensagem gentil. Afinal, ele pode ter apenas esquecido o pagamento.
  • Busque saber o motivo da inadimplência para saber o tom que vai usar durante a cobrança.
  • Nunca seja agressivo demais! Uma cobrança grosseira pode gerar problemas para a sua clínica.

Tendo isso em mente, use as informações do seu paciente inadimplente e decida:

  • Qual o melhor canal para o contato?
  • Que horário contatar seu cliente?
  • Você deve ser duro ou mais flexível?

Lembre também que existem leis de defesa ao consumidor! No artigo 42, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina que, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Por isso:

  • Não cobre na frente de terceiros;
  • Não deixe recado;
  • Não cobre várias vezes no mesmo dia;
  • Não minta, ameace ou use qualquer tipo de violência.

5- Tenha canais de contato eficientes

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Para lidar com pacientes inadimplentes é preciso ser capaz de entrar em contato com eles rapidamente! Por isso, otimize seus canais de contato.

Telefone e e-mail são formas básicas de contato – e ainda são necessárias -, mas hoje em dia talvez não sejam as mais eficientes.

Com a revolução digital, todo mundo está nas redes! Segundo o IBGE, 80% dos brasileiros já têm algum tipo de conexão com a internet, e a maioria deles está no WhatsApp!

Por isso, conte com o WhatsApp como um canal de comunicação – isso vai facilitar muito na hora da cobrança, além de agilizar muitos outros processos da sua clínica.

Investir em um software de gestão que conte com WhatsApp integrado pode ser uma ótima pedida!

6- Negocie o pagamento

Entrou em contato com o paciente, apresentou a dívida, ouviu seus argumentos e ainda assim não recebeu a conta?

É preciso compreender que, muitas vezes, o cliente não será capaz de pagar tudo de uma vez.

Por isso, negocie a dívida! Aceite pagamentos parcelados ou até reduzir juros, porque isso é melhor do que não receber nada.

Mas saiba que isso depende do tipo do paciente! Lembre da dica número 3: Há pacientes que valem a pena ser mantidos na sua clínica, mas outros vão continuar causando problemas.

7- Acione a cobrança jurídica

Se nada funcionar, a última instância é a cobrança jurídica.

Ela só deve ser acionada se a negociação falhar, e ainda precisa ser muito bem avaliada.

Para poder fazer a cobrança judicial, seu contrato de prestação de serviço deve ser muito claro e que preveja as formas de pagamento e as punições em caso de inadimplência.

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